Sociedade

Barman de Porto de Mós conquistou primeiro lugar no concurso Jovem Talento da Gastronomia

19 mai 2021 15:45

Leandro Sousa é natural do Arrimal e concorreu em representação da Escola de Hotelaria de Fátima.

barman-de-porto-de-mos-conquistou-primeiro-lugar-no-concurso-jovem-talento-da-gastronomia
Leandro Sousa inspirou-se nos avós e na região para a elaboração dos cocktails que apresentou
DR

Natural de Arrimal, Porto de Mós, Leandro Sousa foi um dos vencedores do concurso Jovem Talento da Gastronomia 2020, cuja final se realizou na semana passada.

Em representação da Escola de Hotelaria de Fátima, o estudante, de 18 anos, ganhou na categoria de Barman Inter Magazine, com dois cocktails inspirados nas suas memórias de infância e nos produtos tradicionais da região.

A frequentar actualmente o curso de Gestão de Restauração e Bebidas da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Leandro Sousa conta que os cocktails que apresentou a concurso pretenderam, por um lado, homenagear os seus avós, falecidos no último ano e, por outro, evocar as memórias da sua terra.

Esse reconhecimento foi feito através dos sabores e dos produtos utilizados nas bebidas que levou a concurso. “ O ‘Raízes’ é um cocktail contemporâneo inspirado no encontro das memórias e das raízes família e de muitos produtos tradicionais não só da minha região, mas até do País. O outro cocktail, designado de ‘Memories’, é uma reinterpretação de um cocktail clássico, e é inspirado nas vivências que tive com o meu falecido avô”, desvenda o jovem.

Entre os produtos utilizados estão o vinho tinto - a bebida preferida do avô -, laranja, maçã de Alcobaça, azeitonas, gin e o vermute, revela Leandro Sousa, reconhecendo que a escolha pela área da hotelaria resulta de uma influência da família, com vários elementos ligados à cozinha e à restauração.

“O meu bisavó era cozinheiro e organizava eventos. O meu irmão licenciou-se em gastronomia, um primo tirou o curso de cozinha. E havia a minha avó, que nos recebia sempre com uma panóplia de iguarias”, conta.

Quando concluir o curso na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Leandro Sousa pretende ingressar na universidade, seguindo a área da direcção e gestão hoteleira. Depois, “gostaria de sair uns anos do país e voltar para abrir o meu próprio bar”.