Economia

Bares e discotecas em situação "verdadeiramente dramática"

17 jul 2020 22:50

Caso o encerramento persista, devem as autoridades acautelar um programa de descriminação positiva no sentido de proporcionar condições económico-financeiras que permitam evitar insolvências em massa com as consequências previsíveis, designadamente ao nível do mercado de trabalho”

bares-e-discotecas-em-situacao-verdadeiramente-dramatica
Jorge Duarte: "esgotámos a esperança"
Ricardo Graça/Arquivo
Raquel de Sousa Silva

Encerrados desde o início da pandemia, e sem data definida para a reabertura, bares e discotecas “atravessam uma situação verdadeiramente dramática”, aponta a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que em nota à imprensa lembra a “completa ausência de receitas”, o que faz com que muitos destes espaços não consigam já solver todos os compromissos, havendo o risco de “encerramentos e milhares de despedimentos”.

Os proprietários da Kiay prometem voltar para a época de Outono, “melhores e mais fortes”, mas este Verão, e “pela primeira vez em 37 anos”, a discoteca de Pombal vai estar fechada. A decisão, “extremamente difícil”, foi comunicada aos funcionários no passado fim-de-semana.

“Ainda começámos a fazer a esplanada e temos um projecto lindo para essa área, mas decidimos que gastar a ideia no meio da pandemia seria inútil”, explica Jorge Duarte. “Foram quatro meses de tumultos, a viver de 15 em 15 dias sempre com esperança na reabertura ou, no mínimo, de ter uma data para o nosso futuro. Esgotámos a paciência, esgotámos a esperança, esgotámos a nossa força”.

 “A AHRESP, reconhecendo os riscos sanitários que todos corremos, não pode deixar de considerar que a reabertura destas empresas deve acontecer mesmo que, para tal, as autoridades sanitárias devam exigir condições de segurança no seu fun

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ