Sociedade

Barbeiro "mais antigo" de Leiria continua no activo aos 85 anos

25 nov 2021 12:13

Manuel Brás quer continuar “até ter forças”

barbeiro-mais-antigo-de-leiria-continua-no-activo-aos-85-anos
Manuel Brás começou a trabalhar aos 11 anos na Barbearia Paixão
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Diz, com uma ponta de orgulho, que é “o barbeiro mais antigo de Leiria e um dos mais velhos do País”. Aos 85 anos, Manuel Brás mantém-se no activo, de portas abertas ao lado do antigo Bingo.

Aí, atende clientes de “há décadas”, mas também os filhos e netos destes, que vão ajudando a renovar a clientela. Manuel Brás entrou na profissão assim que terminou a escola primária, aos 11 anos. Conta que foi o pai que o encaminhou para a área, ao pedir ao proprietário da Barbearia Paixão, que durante décadas funcionou na Rua Mouzinho de Albuquerque, para arranjar emprego “ao rapaz”.

“O meu irmão era mecânico e eu queria ir trabalhar com ele, mas o meu pai empurrou-me para aqui. E ainda bem que o fez”, reconhece o barbeiro, que, em pouco tempo, se afeiçoou à arte de cortar barba e cabelo.

“Ainda hoje, gosto muito da minha profissão”, afiança. Depois de 14 anos na Barbearia Paixão, acabou por abrir o seu próprio estabelecimento, a poucas dezenas de metros do local onde trabalhava, por influência dos clientes, que lhe arranjara

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ