Economia

Banca abre cordões à bolsa e leirienses voltam a comprar casa

30 set 2015 00:00

No grupo das cinco cidades onde o metro quadrado foi avaliado a preços mais acessíveis encontra-se Leiria (830 euros). A média nacional situa-se nos 1036 euros

banca-abre-cordoes-a-bolsa-e-leirienses-voltam-a-comprar-casa-2170
Raquel de Sousa Silva

Depois de um 2014 “histórico”, a Remax/Inn Leiria já leva este ano um crescimento de 36% nas vendas de imóveis. Teresa Mesquita aponta a descida dos juros e dos spreads como dois dos motivos por trás do aumento da aquisição de casa.

Os últimos dados do Banco de Portugal revelam que entre Janeiro e Julho deste ano foram
concedidos 2.605 milhões de euros de crédito para a compra de habitação, o valor mais elevado desde 2011, segundo o Jornal de Negócios.

Teresa Mesquita revela que para a melhoria das vendas de habitação contribui igualmente o facto de o mercado estar mais maduro, ou seja, a oferta apresentar preços mais ajustados. “As casas de preços exorbitantes não se vendem”. A responsável pela Remax/Inn Leiria
acrescenta, por outro lado, que começam a faltar casas novas para comercializar. Situação que não levou ainda a que os preços subissem.

“As pessoas querem qualidade, confiança e bom preço”. Os vários mediadores ouvidos confirmam que se estão a vender mais casas na região de Leiria e Marinha Grande. “Tem sido um ano fabuloso. Já 2014 tinha sido bom”, reconhece Nuno Serrano.

O responsável pela Predial Leiriense acredita que muitas pessoas com dinheiro sentem algum “medo de o ter no banco” e preferem investir em imóveis, até porque “estão a preços muito acessíveis”.

No grupo das cinco cidades onde o metro quadrado foi avaliado a preços mais acessíveis encontra-se Leiria (830 euros). A média nacional situa-se nos 1036 euros.

Leia mais na edição impressa ou faça registo e descarregue o PDF gratuitamente