Sociedade

BA5 será dedicada ao tráfego charter e de companhias low cost

21 jun 2018 00:00

Estudo da Roland Berger estima um tráfego entre 600 a 620 mil passageiros por ano

A abertura da Base Aérea n.º 5 (BA5), em Monte Real, à aviação civil, será dedicada ao tráfego de aviões charter e de companhias low cost. Este é um dos resultados de dois estudos efectuados pela Roland Berger encomendados pelas Câmaras de Leiria e da Marinha Grande e cuja súmula foi apresentada, na segunda-feira, no Fórum Aviação Civil em Monte Real, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

“O plano de negócios terá de ser auto-sustentável. Esta infra-estrutura tem de ser muito competitiva e tem de ser um aeroporto low cost, com uma base de eficiência muito grande”, sublinha António Bernardo, presidente executivo da Roland Berger Portugal, ao admitir que o plano estratégico desenvolvido pelo estudo mostra que a “operação é economicamente viável”, estimando-se que em 2025, este aeroporto tenha um Ebitda positivo, a evoluir em 35 a 40%.

O potencial de tráfego no curto prazo andará à volta dos 600 a 620 mil passageiros por ano, “sendo que os principais passageiros terão como destino o turismo religioso, Fátima e não só”. Também a nível empresarial e de negócios “é algo que vai ser cada vez mais importante”.

“Estimámos ainda cerca de 10% e 8% de emigrantes na zona Centro.”

O número de passageiros poderá vir a crescer, nomeadamente em origens fora da Europa. “A Europa é responsável por 78% do tráfego, embora haja outras origens, como Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos ou Índia. Se olharmos para o turismo religioso vemos de onde são os principais turistas”, adianta António Bernardo, ao referir que o número crescente de estudantes internacionais do ensino superior foi uma “surpresa”.

“A região Centro tem tradicionalmente um nível de emigração elevado, sobretudo em França, mas também na Suíça e nos Estados Unidos. Isto é importante quando falamos de transporte aéreo e em possibilidades de viagens para a zona. A região tem também um forte pendor exportador, que tem vindo a aumentar”, salienta.

Abordando o turismo religioso, tendo em conta a proximidade de Fátima, o estudo compara este santuário mariano com Santiago de Compostela, Lourdes e Loreto e constata que o número de peregrinos é largamente superior. No entanto, é o único espaço religioso que não tem um aeroporto a pouca distância.

“Hoje, os aeroportos regionais em todo o mundo e em especial na Europa são algo atraente para o desenvolvimento regional, dado que o aparecimento e desenvolvimento das low cost vem potenciar novos aeroportos fora dos grandes centros urbanos”, refere António Bernardo.

Nesse sentido, o documento apresentado comparou a distância da BA5 ao aeroporto mais próximo, com os aeroportos regionais de Jerez, Lourdes, Saint Étienne, Valladolid e Reus.

Nenhuma destas infra-estruturas aeroportuárias espanholas e francesas se encontra a uma distância tão

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ