Sociedade

Avenida Marquês de Pombal, em Leiria, reabre ao trânsito

15 mai 2020 20:20

Reaberto troço que, desde o início do ano, estava interdito à circulação, devido a obras.

avenida-marques-de-pombal-em-leiria-reabre-ao-transito
Parte da avenida estava interdita ao trânsito devido a obras.
DR

A normalidade do trânsito na avenida Marquês de Pombal, em Leiria, foi retomada esta sexta-feira, com a reabertura do troço que, desde o início do ano, estava interdito à circulação.

O corte de trânsito abrangia o troço entre o Largo Infantaria n.º 7 e o cruzamento com a Rua Henrique Sommer e deveu-se deve-se às obras de requalificação do eixo rodoviário constituído pelas avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado e envolvente, onde se inclui também parte da Marquês de Pombal.

A empreitada de requalificação deste eixo viário está orçada em cerca de 2,5 milhões de euros, tem como objectivo “organizar o espaço público da área de intervenção, resolver o problema da falta de espaços verdes, ordenamento da circulação e estacionamento, reforço de segurança na circulação, redução da poluição sonora e atmosférica”.

A requalificação abrangerá a substituição do piso, a remodelação de redes de saneamento, água e pluviais, a criação de zonas de passeio alargadas (mais três mil metros quadrados de área pedonal) e a instalação de mobiliário urbano (paragens de autocarro, papeleiras, bancos, papeleiras, suportes para bicicletas e bebedouros, entre outros).

Está também prevista a implementação de uma via “kiss&drive” na avenida Nossa Senhora de Fátima, junto ao Jardim-Escola João de Deus, onde será disponibilizada uma faixa para que os carros possam parar breves minutos para deixar ou apanhar as crianças que frequentam o estabelecimento de ensino.