Sociedade

Avelino Lima é o primeiro director da PJ de Leiria

16 set 2022 16:52

Cargo aprovado pelo Governo mantém dependência da Diretoria do Centro de Coimbra

avelino-lima-e-o-primeiro-director-da-pj-de-leiria
Avelino Lima pretende manter uma colaboração de proximidade com as outras forças policiais
Ricardo Graça

Avelino Lima tomou hoje posse como director do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Leiria da Polícia Judiciária. É a primeira vez que o cargo é criado, deixando o responsável de ser coordenador. No entanto, como explica o director nacional da PJ, Luís Neves, o DIC de Leiria mantém-se sob a dependência da Directoria do Centro de Coimbra.

"Na prática muda a imagem e o simbolismo da representatividade: em vez de ser um coordenador passa a ser director", adianta Luís Neves.

"Quero conhecer bem a região. Sei que tem problemas mais específicos. Depois de conhecer, quero perceber quais os focos onde podemos trabalhar com mais afinco, o que não significa que já não se faça, mas talvez se possa melhorar, sempre em articulação com as outras forças, porque ninguém trabalha sozinho", afirma Avelino Lima.

O director vai ser responsável por 24 municípios dos distritos de Leiria (10) e Santarém (14), numa área de cerca de 650 mil pessoas. "Sei que é uma região que tem uma componente grande de zona florestal e que na época de incêndios é sempre preocupante. Temos algumas comunidades de outros países, que é preciso controlar com algum cuidado, sem ostracizar ninguém, nem com qualquer tipo de racismo ou xenofobias, mas temos de ver se estão todos cá por bem", salienta.

O responsável destaca ainda as vias de acesso que cobrem estes dois distritos e que "são oportunidades, mas também ameaças". "Por isso, exige muito conhecimento da região. Sei que alguns crimes que temos aqui são importações de Lisboa dada a sua proximidade", acrescenta.

Além da colaboração próxima que pretende manter com a Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana, sobretudo, e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Avelino Lima tem ainda como objectivo trabalhar de forma a garantir prova com "fundamento muito válido" para que o Ministério Público possa acusar ou arquivar os inquéritos. "Em muitas situações sabemos quem é o autor do crime, mas é preciso fazer uma demonstração factual e provada e temos de viver com essas mágoas", aponta.

Currículo

Avelino Lima, 55 anos, é natural de Lousado, em Vila Nova de Famalicão. É mestre em Psicologia, Comportamento Desviante e Justiça, pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (2012) e detém a categoria de Coordenador de Investigação Criminal da carreira de investigação da Polícia Judiciária desde 13 de Dezembro de 2017. Nesta categoria, exerceu funções na Directoria Norte, como responsável pela Secção Regional de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (SRITE), desde Maio 2019.

Entre 2017 a 2019, foi o coordenador de Investigação Criminal responsável pela Secção de Informação de Investigação Criminal e Perícia Criminalística.

Antes, chefiou Brigadas da SRITE (Tráfico de Estupefacientes), da SICCI (Crime Informático), da SIICPC (Desaparecidos, Externas e Fiscalização) e SRIC (Corrupção).