Economia

Autor da identidade gráfica do Laravel é da região

31 mar 2023 10:10

Pitch de Vítor Caneco foi essencial para levar a LaraCon a Lisboa

Vítor Caneco
Vítor Caneco
DR
Jacinto Silva Duro

Programador há vários anos, Vítor Caneco, 36 anos, tem como “escape mental” a criação de arte digital e branding de projectos opensource e projectos oficiais de Laravel.

Se usa a internet, é impossível não entrar em contacto com soluções concebidas a partir desta linguagem PHP, usada para a criação da maior parte dos sites e sistemas digitais que usamos diariamente.

Nos últimos anos, Vítor tem-se dedicado a criar a imagem e logótipos para os novos produtos saídos da mente de Taylor Otwell, criador da Laravel Framework.

Uma vez que o uso do software opensource não é pago, ao contrário das soluções das grandes empresas, é difícil ter uma ideia exacta do valor monetário envolvido, mas, na internet, o Laravel é a estrutura opensource mais popular e mais utilizada em todo o mundo, segundo um estudo realizado pelo repositório github.

“Estas imagens são o meu contributo para a comunidade”, brinca Vítor, que já criou o branding e logótipos de mais de 100 identidades gráficas.

Dono de uma energia inesgotável, faz notar que, apesar da sua juventude, é “da velha guarda”, fazendo parte e apoiando a comunidade Laravel desde 2013.

“Evangelizo as empresas por onde passo!”

Full stack developer num grupo de saúde nacional, este ano, já conseguiu um feito na comunidade.

Esteve envolvido, no início do ano na edição da LaraCon EU, que aconteceu em Lisboa.

A realização do evento em solo europeu tem acontecido quase sempre em Amesterdão, nos Países Baixos, porém, com a ajuda de um pitch de Vítor Caneco e o trabalho de outros entusiastas nacionais do Laravel, a proposta de trazer o encontro para o nosso País foi aceite.

“Correu muito bem”, conta o programador. Depois do evento português, seguiu-se a Laracon Índia, onde voltou a ser orador, antes da Austrália em Novembro, e os EUA e Reino Unido, ainda este ano. “O uso do Laravel está em crescimento e estamos a contribuir para a ideia da qualidade das soluções em PHP”, garante.

Em destaque
Vítor Caneco é natural da Nazaré, estudou Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria e reside, actualmente, em Fátima. Trabalha em Lisboa, em modelo híbrido, como full stack developer. “Sou o que se chama ‘pau para toda a obra’, no departamento de marketing da Medicare.”