Sociedade

Autocarros da TUMG com um aumento de 18,4% no número de passageiros

8 mai 2020 12:00

Foi na Marinha Grande que mais se sentiu o impacto no aumento da procura do novo tarifário dos transportes públicos da região de L eiria, em vigor há um ano. No Mobilis, os números mantiveram-se.

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Rede da TUMG foi aquela que sentiu o maior incremento da procura com a entrada em vigor dos novos tarifários na região de Leiria
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Foi no concelho da Marinha Grande que mais se fez sentir o efeito do novo tarifário dos transportes públicos na região de Leiria, que entrou em vigor há um ano, com uma redução do preço de 50%. Entre Maio de 2019 e Fevereiro de 2020 (excluímos os meses de Março e Abril que, por força da pandemia, foram atípicos), os autocarros da TUMG registaram 404.149 utilizações, o que representa um aumento de 18,4% (mais 62.995 passageiros) face ao período homólogo.

Em Pombal, a subida no número de viagens foi residual (menos de 1%), mas houve um incremento na aquisição de passes mensais, que, entre Maio e Dezembro de 2019, subiram quase 25% (mais 296), tendo-se registado no final do ano “1.515 vendas de passes mensais”.

Em Leiria, o Mobilis registou entre Maio de 2019 e Março de 2020 quase 760 mil passageiros, ou seja, o mesmo número conseguido nos 12 meses anteriores. “Em Abril deste ano não houve passageiros e Março foi atípico, devido à pandemia”, nota Paulo Carvalho, administrador da Rodoviária do Lis, adiantando que, neste momento, a rede regista ainda uma procura “muito residual”.

Fátima Cardoso, administradora da TUMG -Transportes Urbanos da Marinha Grande – começa por explicar que os meses de Março e Abril deste ano foram “atípicos” e “não reflec tem a realidade” devido às medidas de confinamento impostas pela Covid-19. Pelo que, o balanço do primeiro ano de funcionamento do PART RLPrograma de Apoio à Redução Tarifária na Região de Leiria - deve ser feita apenas até ao final de Fevereiro, ressalva a dirigente, considerando que o aumento registado na rede TUMG (mais 62.995 validações no sistema de bilhética) “é a prova” de que os objectivos subjacentes à redução tarifária “foram alcançados”.

A admi

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