Sociedade

Autarcas vão apresentar ao Governo solução para abrir Monte Real a voos civis

8 jun 2017 00:00

Leiria e Marinha Grande pagam estudos de tráfego e infra-estruturas.

autarcas-vao-apresentar-ao-governo-solucao-para-abrir-monte-real-a-voos-civis-6582

Autarcas da região Centro vão apresentar ao Governo soluções para abrir a base aérea de Monte Real a voos comerciais de passageiros com carácter regular.

A proposta baseia-se em estudos de infra-estruturas e de tráfego encomendados a uma empresa multinacional de consultoria pelas câmaras de Leiria e Marinha Grande, que estão a ser desenvolvidos com o objectivo de atrair investidores e convencer a tutela.

Estimativas? Um investimento inicial de 20 milhões de euros e no mínimo 250 mil passageiros ano para tornar a operação sustentável.

A companhia francesa Aigle Azur manifesta-se interessada em aterrar na BA5 e há um privado sul-africano na expectativa quanto à possibilidade de gerir o terminal aeroportuário. 

O objectivo de promover a utilização mista da base de Monte Real, mantendo a operação militar da Força Aérea, em convivência com aviões civis, num modelo semelhante ao das Lajes, nos Açores, juntou anteontem, na mesma conferência de imprensa, o presidente da Câmara de Leiria e da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Raul Castro, o presidente da Câmara de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios, Manuel Machado, e o presidente da Câmara da Figueira da Foz e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, João Ataíde, além de Jorge Santos e Nuno Mangas, em representação, respectivamente, da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria e do Instituto Politécnico de Leiria.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.