Sociedade

Autarca da Marinha Grande representa independentes na Associação Nacional de Municípios

12 dez 2021 11:41

Presidentes das câmaras municipais de Pombal e Nazaré surgem como membros substitutos no novo conselho directivo da ANMP

autarca-da-marinha-grande-representa-independentes-na-associacao-nacional-de-municipios
Aurélio Ferreira, presidente da Câmara da Marinha Grande
Ricardo Graça

Pela primeira vez, os grupos de cidadãos eleitores tomam posse nos órgãos sociais da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), cujo XXV congresso termina este domingo em Aveiro.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, que venceu as últimas eleições autárquicas, precisamente, numa lista independente, foi eleito para a mesa do congresso da ANMP em representação dos grupos de cidadãos eleitores.

Pedro Pimpão e Walter Chicharro, presidentes dos Municípios de Pombal e da Nazaré, respectivamente, surgem como membros substitutos no novo conselho directivo da ANMP, que é liderado por Luísa Salgueiro, de Matosinhos.

A presidente da assembleia municipal de Castanheira de Pera, Maria da Conceição Pereira Soares, é membro substituto na mesa do congresso.

Para Aurélio Ferreira "“esta eleição é importante pela representação dos grupos de cidadãos eleitores na Associação que representa os 308 municípios do País, dando voz a todos os autarcas, quer tenham sido eleitos por partidos ou grupos de cidadãos”.

O presidente da Câmara congratula-se “com a representação do Município da Marinha Grande nos trabalhos do Congresso”, porque permite “solidificar” uma governação “assente na coesão territorial”.

“Para uma melhor defesa dos interesses do município, é imperioso fomentar o empenho na participação e colaboração estreita com as instituições e associações regionais e na relação com o governo central. Unir parcerias, metas e esforços, permite ter uma voz ainda mais representativa na promoção, defesa, dignificação e representação do Poder Local e junto dos Órgãos de Soberania”, refere numa nota enviada à comunicação social.

O congresso da ANMP discute temas como a organização do Estado, o desenvolvimento e coesão, o financiamento local, a execução do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, o novo Quadro Comunitário Portugal 2030, as alterações climáticas, a mobilidade, as acessibilidades e a transição digital, entre outros assuntos.