Sociedade

Aterro de resíduos industriais de Leiria vai ser aumentado

31 jul 2020 12:00

Aprovada ampliação de mais 52 mil metros quadrados.

aterro-de-residuos-industriais-de-leiria-vai-ser-aumentado
Aterro da Resilei tem recebido lixos não perigosos vindos de Itália
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

O aterro da Resilei, estrutura localizada em Leiria que acolhe resíduos industriais não perigosos, vai ser ampliado em cerca de 52 mil metros quadrados. A informação foi avançada pelo vereador do PSD, Álvaro Madureira, num vídeo recentemente publicado nas redes sociais, e é confirmada pela Câmara e pela empresa, sendo que estas entidades não revelam a área de expansão.

De acordo com dados constantes no projecto de ampliação, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, actualmente o aterro tem duas células em funcionamento, que ocupam perto de 57 mil metros quadrados. Com a ampliação agora aprovada, a capacidade do aterro quase que duplica.

Este aumento acontece num momento em que a Resilei tinha já aprovados dois processos de importação de lixos não perigosos provenientes de Itália que, em conjunto, previam o movimento de até cerca de 40.000 toneladas de resíduos. Esta importação de resíduos destinados a eliminação em aterro foi, entretanto, suspensa pelo Ministério do Ambiente, até 31 de Dezembro.

Ao JORNAL DE LEIRIA, a Resilei confirma o licenciamento da ampliação do aterro, “de acordo com o previsto ser executado e em conformidade com as necessidades para servir o tecido industrial da região, num processo em que foi assegurado o licenciamento por todas as entidades públicas requeridas sem excep

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ