Sociedade

Associação organiza sessão para acolhimento de refugiados em Leiria

17 mai 2022 11:07

Comunidades Unidas para acolher refugiados é o mote para o evento

associacao-organiza-sessao-para-acolhimento-de-refugiados-em-leiria

A ComUnidade - uma iniciativa do Conselho Português para os Refugiados, com o apoio da InPulsar – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, vai dinamizar uma sessão para o acolhimento de refugiados na comunidades, em Leiria.

Comunidades Unidas para acolher refugiados é o mote para a sessão de capacitação e sensibilização para o acolhimento e inclusão eficientes de refugiados, que decorre no sábado, dia 21, a partir das 10:30 horas, na Livraria Arquivo, em Leiria.

Numa nota de imprensa, a InPulsar refere que o evento servirá para “contribuir para a criação de comunidades acolhedoras e inclusivas”, “mobilizar o apoio da comunidade para os refugiados e para a sua inclusão na comunidade local” e “aumentar as parcerias e colaborações na comunidade, através da criação de redes”.

Serão ainda fornecidas informações sobre a situação actual dos refugiados e requerentes de asilo, dos seus direitos e do processo de asilo e irão fornecer “ferramentas necessárias para o planeamento e desenvolvimento de iniciativas de patrocínio comunitário”.

Pretende-se ainda "apresentar desafios e soluções para a actual situação agravada das deslocações forçadas", "sensibilizar para as experiências e desafios em relação a começar uma nova vida em Portugal" e "desenvolver conhecimentos, competências e ferramentas para a inclusão de refugiados".

Esta acção, que faz parte do programa de capacitação desenvolvido pela InPulsar através do projecto Aqui Mundos – uma resposta de autonomia supervisionada para crianças e jovens refugiados –, é gratuita e carece de inscrição através de link www.acomunidade.org/event-details/leiria-comunidades-unidas-para-acolher-e-integrar-refugiados-1.