Viver

Associação lembra José Afonso nos 40 anos da Festa da Amizade

4 fev 2023 09:42

Conversa, exposição e música prestam homenagem a Zeca, décadas depois da Festa da Amizade realizada em Caldas da Rainha

associacao-lembra-jose-afonso-nos-40-anos-da-festa-da-amizade
Iniciativa do núcleo da AJA no Oeste
DR

Há 40 anos, Zeca cantou na Festa da Amizade, em Caldas da Rainha. O momento é recordado amanhã, 5 de Fevereiro, pela Associação José Afonso (AJA), com a presença de Francisco Fanhais e Manuel Freire.

O evento, que decorre no café do CCC – Centro Cultural e de Congressos, com início às 16 horas, é a primeira acção do recentemente constituído Núcleo de Caldas da Rainha da AJA, de que faz parte Hélia Mendonça, que, em 1983, participou na Festa da Amizade.

“Apesar da grande tristeza de todo o público, de todos os intervenientes e de todos os organizadores”, devido ao estado de saúde de José Afonso, “conseguiu-se que fosse mesmo uma festa”, diz ao JORNAL DE LEIRIA, sobre a sessão, de que recorda “a imagem do Zeca, alegre”.

A organização, em que estava envolvido o pai de Hélia Mendonça, pretendia reunir fundos para pagar tratamentos médicos e mobilizou um grande grupo de amigos de José Afonso num concerto solidário que acabou por ser uma das últimas presenças em palco do autor de “Grândola, Vila Morena”, que deixou de actuar ao vivo precisamente em 1983 e faleceu em 1987.

“Era em nossa casa que o Zeca ficava sempre que vinha para as Caldas”, explica Hélia Mendonça, que, na adolescência, e através da família, conheceu os mais importantes cantores de intervenção, num tempo em que a cidade “tinha uma actividade cultural muito forte”.

Na Festa da Amizade estiveram, entre outros, Sérgio Godinho, Vitorino e Júlio Pereira, recorda.

Este domingo, está anunciado o lançamento de uma serigrafia com uma imagem do poeta, músico e cantor.

A sessão de evocação e homenagem contempla, ainda, uma exposição com fotografias da Festa da Amizade e a projecção de um filme com áudio e imagens, algumas inéditas, da iniciativa de 1983.

Com a colaboração de Francisco Fanhais e Manuel Freire, prevê-se, também, um momento musical relacionado com o imaginário de José Afonso.

Trata-se do primeiro episódio do programa O Que Faz Falta, que o Núcleo de Caldas da Rainha da AJA vai dinamizar até Maio, em torno de José Afonso.

“As actividades propostas para este ano desenrolam-se em três eixos: concertos, exposições e palestras”, descreve Hélia Mendonça.

As várias acções, segundo o Núcleo de Caldas da Rainha da AJA, lançam as bases para a continuidade no segundo semestre deste ano e, sobretudo, para uma programação mais robusta em 2024, no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril.