Desporto

Associação de Ténis de Mesa de Leiria celebra 75 anos com festa nas Caldas

20 nov 2015 00:00

Modalidade em expansão na região, já conta com 12 clubes filiados e activos na ATMDL

associacao-de-tenis-de-mesa-de-leiria-celebra-75-anos-com-festa-nas-caldas-2516

Fundada no dia 22 de Novembro de 1940, a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Leiria (ATMDL) está por estes dias a celebrar as bodas de diamante. Para comemorar a data, resolveu juntar a família mesa-tenista numa festa que se vai realizar este domingo, a partir das 12:30 horas, no pavilhão da Mata, em Caldas da Rainha, local onde está instalada a sede da organização.

Segundo o presidente da ATMDL, está prevista a presença de mais de 80 atletas, “dos sete aos 70 anos”. “Queremos envolver toda a gente. É muito importante os mais novos conhecerem as referências e os mais velhos saberem quem são os atletas do futuro”, explicou Gabriel Silva.

No evento serão também homenageadas duas dezenas e meia de individualidades ligadas ao ténis de mesa. Em breve serão anunciadas outras actividades, marcadas para a capital de distrito.

Nos últimos tempos a modalidade tem assistido a um aumento exponencial de clubes e de praticantes na região. O número de clubes triplicou.

No concelho de Leiria joga-se na ARDOG, Promolar, Cimentos do Lis e Reunicontas. O 1.º de Janeiro, na Marinha Grande, o Sporting das Caldas e o MVD, em Caldas da Rainha, e a Escola Secundária de Alcobaça, que é a base de um futuro clube, são os locais do distrito onde já se pratica.

Na ATMDL estão também inscritos quatro clubes do distrito de Santarém: Montamora, de Fátima, Caixeiros, de Santarém, CTM Rio Maior e Sporting de Tomar.

Para 2016 estão já previstas duas actividades de nível nacional: Caldas da Rainha recebe, nos dias 30 e 31 de Janeiro, uma torneio pontuável para o ranking nacional. Mais tarde, Leiria irá receber uma prova do Campeonato Nacional.