Sociedade

Assaltos preocupam freguesia de São Bento, em Porto de Mós

11 nov 2023 15:00

Autarca e GNR apelam às vítimas para que comuniquem os casos às autoridades. Segundo o presidente da junta, nas ultimas semanas, houve "pelo menos" sete casos.

assaltos-preocupam-freguesia-de-sao-bento-em-porto-de-mos
Alguns dos assaltos ocorreram na sede de freguesia
DR

Junta de São Bento, no concelho de Porto de Mós, está “muito preocupada” com os assaltos que têm ocorrido, nas últimas semanas, na freguesia. Segundo Luís Ferraria, presidente da autarquia, aconteceram, “pelo menos”, sete casos, “todos à luz do dia”, sendo que um deles teve lugar no centro da freguesia. “O apelo que temos feito é que as pessoas comuniquem à GNR. Se não tiverem conhecimento, as autoridades não actuam”, alega o autarca.

Em resposta ao pedido de esclarecimento do JORNAL DE LEIRIA, a GNR adianta que, "nos meses de Setembro e Outubro de 2023, tem registo de três ocorrências relacionadas com o crime de furto em interior de residência, na freguesia de São Bento".

A GNR relembra ainda que "a denúncia deste e qualquer outro crime é extremamente importante, para que os recursos existentes sejam empenhados segundo uma lógica de prioridades, após ponderação e análise dos vários critérios de decisão, sendo fundamental o conhecimento das ocorrências/situações que se vão verificando na zona de acção.

"Existe a necessidade, por parte de vítimas ou lesados, da formalização de queixa ou informação de situações, sendo a denúncia fundamental para auxiliar a monitorização do fenómeno e a gestão operacional dos recursos disponíveis para áreas onde o crime poderá ser mais incidente", acrescenta aquela força de segurança.

No próximo dia 13, o presidente da câmara irá reunir com o comandante distrital da GNR para abordar este e outros assuntos relacionados com a segurança no concelho. "Infelizmente, começamos a ter estes assaltos com alguma frequência, que vão contrariando a segurança do nosso território", disse Jorge Vala, em declarações aos jornalistas à margem da última reunião de câmara.