Economia

ASAE instaura processos por fraude sobre mercadorias

16 mar 2016 00:00

Acções decorreram em todo o País

asae-instaura-processos-por-fraude-sobre-mercadorias-3413
Raquel de Sousa Silva

Mais de 100 operadores fiscalizados, instauração de quatro processos-crime por géneros alimentícios avariados e fraude sobre mercadorias e 15 processos de contra-ordenação, devido a incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, falta de controlo metrológico dos instrumentos de medição ou registo de temperaturas e deficiente rotulagem.

Este é o resultado das várias acções de fiscalização que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou por todo o País na última semana. Em comunicado, explica que foram visitados entrepostos frigoríficos, centrais de compras e armazéns de produtos alimentares.

No decurso das acções desenvolvidas, foram ainda apreendidas cerca de duas toneladas de géneros alimentícios (carnes e produtos cárneos, produtos de pastelaria e pré-cozinhados, entre outros) e seis instrumentos de pesagem num valor total aproximado que ronda os 20 mil euros.

Foi também suspensa a actividade de dois operadores económicos (cujos nomes ou localização geográfica a ASAE não revela) por incumprimento dos requisitos de higiene, e efectuadas duas detenções.