Economia

ASAE apreende mais de 112.500 ovos em Ansião e Leiria

7 mar 2024 07:00

Os ovos não apresentavam marcação com a identificação do produtor, em desrespeito pela regulamentação nacional e europeia.

asae-apreende-mais-de-112500-ovos-em-ansiao-e-leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 112.500 ovos nos concelhos de Ansião e Leiria, numa operação de fiscalização direccionada a Centros de Classificação e Embalamento de Ovos.

Durante a acção da Brigada Especializada das Indústrias da Unidade Regional do Centro foi verificado que os ovos, já embalados e preparados para consumo, não apresentavam marcação com a identificação do produtor, em desrespeito pela regulamentação nacional e europeia.

Segundo uma nota da ASAE, foram apreendidos 112.590 ovos num valor estimado de 15 mil euros, e instaurados dois processos de contra-ordenação por falta de marcação obrigatória.

"De acordo com a legislação em vigor, os consumidores, através de um código impresso nas embalagens e nos ovos, devem obter informação sobre o país de origem do produto, condições de criação das galinhas e zona de exploração de onde os ovos são originários, sendo ainda obrigatória a indicação da data da durabilidade atribuída aos ovos, não podendo a mesma exceder o prazo de 28 dias relativamente à data da postura", explica a nota de imprensa da ASAE.