Economia

ASAE apreende 78 carcaças de animais por abate clandestino

2 abr 2018 00:00

Valor dos produtos retirados do mercado ultrapassa os 5600 euros

asae-apreende-78-carcacas-de-animais-por-abate-clandestino-8442

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou a cabo nos últimos dias um conjunto de operações de fiscalização e de combate ao abate clandestino, das quais resultou, entre outros aspectos, a apreensão de 78 carcaças de animais em assadores, pecuárias e talhos.

As acções, realizadas em vários pontos do País, mas que a ASAE não especificou, resultaram na instauração de sete processos-crime pelo ilícito criminal contra a saúde pública, designadamente relativo a abate clandestino.

Foram ainda efectuadas seis detenções em flagrante delito.

Na região Centro, a ASAE destaca a apreensão de 65 carcaças de leitões em dois assadores ilegais, com a suspensão das respectivas instalações, “por falta de requisitos gerais e específicos de higiene”, informa esta autoridade em comunicado divulgado esta segunda-feira.

Foram igualmente apreendidas 13 carcaças de cabritos e borregos, assim como 16 quilos de carne de ovino, em explorações pecuárias e talhos, e diverso material utilizado para o abate dos animais.

A ASAE apreendeu também 36 carcaças de leitão por falta de requisitos de higiene no transporte.

O valor total das apreensões ascendeu a um montante superior a 5.600 euros.

“Estas operações tiveram presente o facto de, tradicionalmente, na época da Páscoa existir um maior consumo de carne de espécies animais susceptíveis de, eventualmente, serem alvo de abate clandestino, o que constitui um risco, se comprovada a inexistência de competente inspecção sanitária e abate fora de matadouros licenciados”, explica o comunicado da ASAE.