Viver

As primeiras imagens da Igreja da Pena e do Castelo de Leiria depois das obras

29 mar 2021 11:33

A cobertura da Igreja da Pena, o novo anfiteatro ao ar livre e os dois acessos mecânicos que vão levar turistas e visitantes ao monumento

as-primeiras-imagens-da-igreja-da-pena-e-do-castelo-de-leiria-depois-das-obras
O Município de Leiria promoveu esta manhã uma visita com jornalistas ao Castelo de Leiria
Ricardo Graça

As obras no Castelo tiveram início em Junho de 2019. No total, a intervenção rondou 3,8 milhões de euros.

Estas são as primeiras imagens captadas esta manhã pelo repórter fotográfico do JORNAL DE LEIRIA, Ricardo Graça, durante uma visita com jornalistas promovida pelo Município.

A 'nova' Igreja da Pena

A verba investida contempla a instalação de dois acessos mecânicos ao monumento, a cobertura da Igreja da Pena e a intervenção no núcleo muralhado, com a criação de um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 200 pessoas e de cafetaria e a definição de percursos de forma a facilitar a circulação dentro do monumento.

Com este conjunto de obras, a Câmara pretende tornar o castelo “mais acessível e inclusivo”, promovendo, em simultâneo, a preservação do monumento e a criação de novas funcionalidades.

Acessos mecânicos ao Castelo

Após a conclusão destas duas empreitadas – Castelo e acessos mecânicos – a Câmara irá avançar com a requalificação do Largo da Igreja de São Pedro, templo este também recentemente requalificado.

Em baixo, vista para a cidade e acesso principal depois de um longo período de encerramento do Castelo ao público.

A intervenção no Castelo de Leiria foi aproveitada para a realização de novos estudos sobre a ocupação do morro por várias populações, ao longo dos tempos.