Desporto

“As ondas da Nazaré exigem uma preparação física do outro mundo”

12 jan 2023 10:27

Big wave surf | Uma queda da prancha para as ondas é algo que acontece muitas vezes, mas o que o público desconhece é que um tal “malhanço” não é igual a cair na piscina e provoca lesões

A equipa da HP com os Big Wave Surfers
A equipa da HP com os Big Wave Surfers
Jacinto Silva Duro
A equipa da HP com os Big Wave Surfers
A equipa da HP com os Big Wave Surfers
Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

As lesões no surf são frequentes e são mais graves, quando se fala de big wave riders, como os que desafiam a “onda gigante da Nazaré”.

Quando isso acontece, são as mãos sábias de fisioterapeutas como Hugo Lauro quem trata da saúde a estes surfistas. O especialista compara as lesões do big wave surfing às vistas no judo.

“Em termos de preparação física, é muito parecido, pois também mobiliza todo o corpo e obriga a muita exigência nos membros inferiores, tronco e membros superiores. Um judoca também dá muitas quedas por projecção, com lesões lombares e de ombros. No surf, vemos coisas semelhantes na cervical devido às quedas na água e à remada. Uma onda grande tem muitas toneladas de água e a queda é como se fosse em cima de cimento.”

Hugo é o guardião do bem-estar musculoesquelético dos atletas da equipa Red Bull Justine Dupont e Lucas Chumbo, de Dino Carmo, praticante de bodyboard e de jet ski, e ainda do recordista dos prémios XXL EDP pela Maior Onda Remada, Tony Laureano. Laureano “cavalgou” uma muralha de água que teria 30,9 metros, a altura equivalente a um prédio de dez andares... com ainda 90 centímetros de sobra.

Com tal altura as consequências de “um malho” são óbvias.

}" />