Sociedade

“As Artes e os Outros” é o tema das jornadas intergeracionais de Educação e Cidadania

5 abr 2022 17:42

Evento realiza-se no próximo dia 7 de Abril, em formato online

as-artes-e-os-outros-e-o-tema-das-jornadas-intergeracionais-de-educacao-e-cidadania

Reflectir sobre o papel das linguagens artísticas na educação para a cidadania, no sentido do reconhecimento e do entendimento do outro, analisar a sua relevância na afirmação e compreensão da diversidade humana e na promoção da convivência intergeracional, e apresentar e discutir projectos que promovam a participação social e a cidadania através das artes, são os objectivos das II Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania, que decorrem no próximo dia 7 de Abril.

Sob o mote “As Artes e os Outros”, o evento é promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e pelo Programa 60+ do Politécnico de Leiria, com a participação da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), decorrendo em formato online.

"Sabemos que a interacção humana mediada por ferramentas digitais veio para ficar. Mas, associada a esta realidade, surge a oportunidade de nos revisitarmos e de novo nos dizermos enquanto pessoas. Importa que façamos um renovado caminho de dignificação dos seres humanos. Articular a Educação e a Cidadania com as expressões e as linguagens próprias das Artes, na relação e em relação com os Outros é, quanto a nós, um desses caminhos", pode ler-se no texto de apresentação da 2.ª edição das Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania, citado numa nota de imprensa.

A sessão de abertura do evento, agendada para as 9:30 horas, conta com as intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Pedro Morouço, director da ESECS, João dos Santos, director da ESAD.CR, Gorete Marques, sub-directora da ESTG, e Luísa Pimentel, coordenadora do Programa 60+.

Pelas 10 horas, tem lugar o primeiro painel, subordinado ao tema “Artes e Educação”, com as presenças de Maria de São Lopes e Isabel Kowalski, professoras da ESECS, e de Samuel Rama, pró-presidente do Politécnico de Leiria para a área da Cultura. Segue-se, às 11 horas, a realização do segundo painel, sobre a temática “Artes e Desenvolvimento Pessoal”, com Lara Seixo Rodrigues, fundadora e directora da Mistaker Maker, Rosalinda Chaves, Pedro Velho e Nuno Conceição, do projecto “DESPHOCO fotografia e bem-estar”, e Ana Paula Proença, professora de Expressão Dramática da ESECS.

O período da tarde inicia-se com uma actuação da Tum’Acanénica (ESECS), pelas 14 horas, à qual se segue o terceiro painel de debate, sobre “Artes e Cidadania”, com as intervenções de Clara Leão, professora de Dança da ESECS, Guilherme Mendonça, guionista, dramaturgo e professor da ESAD.CR, e Paulo Martins, escritor, crítico de cinema e professor da ESAD.CR. O quarto e último painel tem início às 15:30 horas, sob o mote “Artes e Inclusão”, tendo como oradores Virgínia Gomes, conservadora do Museu Machado de Castro, e Carla Cardoso, designer, produtora cultural e professora da ESAD.CR.

A sessão de encerramento, às 16:30 horas, está a cargo de Pedro Morouço, director da ESECS, e Luísa Pimental, coordenadora do Programa 60+.

O evento é de acesso gratuito, sendo transmitido por videoconferência, através da plataforma Zoom. Os interessados em participar no evento devem realizar a sua inscrição através do link https://sites.ipleiria.pt/2jornadaseduci/inscricao/.

Mais informações sobre as II Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania podem ser consultadas em https://sites.ipleiria.pt/2jornadaseduci/