Sociedade

Artur Trindade faleceu esta tarde

23 jan 2017 00:00

Antigo presidente da Câmara de Porto de Mós, Artur Trindade, faleceu vítima de doença prolongada.

artur-trindade-faleceu-esta-tarde-5794

Ex-presidente da Câmara de Porto de Mós eleito pelo PSD, Artur Trindade faleceu esta tarde na sua casa, em Mira de Aire. Tinha 70 anos.

Artur Trindade liderou o município de Porto de Mós entre 1978 e 1985. Pouco tempo depois, assumiu o cargo de secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, função que desempenhou durante cerca de 30 anos.

Em Outubro do ano passado, já com o seu estado de saúde bastante fragilizado, Artur Trindade foi alvo de uma homenagem pública em Porto de Mós.

Meses antes, o antigo autarca havia recebido o primeiro Prémio Poder Local, instituído este ano pelos Autarcas Sociais-Democratas, a propósito dos 40 anos do Poder Local que se assinalaram em 2016. Na ocasião, a distinção foi justificada pelo papel de Artur Trindade na “defesa do municipalismo” e pela forma “fervorosa como combateu os atentados à autonomia do poder local”.

Além de funções na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o social-democrata assumiu ainda funções no mundo empresarial. Foi membro do conselho de administração da Estradas de Portugal e teve também, mais recentemente, actividade como consultor da EDP, entre outras actividades.

EVENTOS