Economia

Arrendar casa em Leiria é como achar agulha num palheiro

8 fev 2018 00:00

Após vários anos de quebra, o preço da habitação tem vindo a reajustar-se. Em Leiria, nos últimos dois anos, comprar casa ficou cerca de 10% mais caro. Mas arrendar ficou ainda mais

arrendar-casa-em-leiria-e-como-achar-agulha-num-palheiro-8088
Daniela Franco Sousa

Não são os preços de agora que estão muito elevados. Os preços praticados antes, entre 2008 e 2014, é que estavam excessivamente baixos. Esta é a convicção dos vários agentes ouvidos pelo nosso jornal, para quem, no mercado imobiliário de Leiria, se vive mais um “reajuste” do que um grande aumento de preços. E por isso, defendem, ainda vale bastante a pena comprar.

Ainda assim, concordam os agentes imobiliários, nos últimos dois anos comprar casa em Leiria ficou 10 a 15% mais caro.

E no campo do arrendamento as subidas foram mais expressivas, relatam os agentes, que realçam a extrema dificuldade em encontrar casas para arrendar, independentemente da tipologia, da data de construção e até da localização do imóvel.

Rui Cardeira, responsável pela agência imobiliária Cardeira & Costa – Century 21, explica que os preços médios da habitação estão a subir um pouco por todo o País, sobretudo em zonas tradicionalmente fortes como Lisboa ou Algarve. Em Leiria, esse aumento também se nota, ainda que com menos expressividade. “Comprar casa no concelho de Leiria ainda é barato. É mais barato do que em Santarém, do que em Caldas da Rainha e estará ao nível de Alcobaça”, compara Rui Cardeira.

Neste concelho o preço médio da compra de casa aumentou cerca de 10% a 15%, estima Rui Cardeira, que justifica a subida com a falta de oferta. “Faltam casas novas, à estreia, e como a necessidade é grande, compram-se outras habitações que estão no mercado. Mesmo o aquilo que é mais antigo remodela-se”, expõe o responsável pela agência. “Essas casas antigas que há uns anos estavam à venda e eram consideradas caras, estão agora com o preço ajustado ao mercado”, refere Rui Cardeira. “Assim, numa zona nobre mais central, como a Quinta do Seixal, um T3 usado foi agora vendido por 136 mil euros”, exemplifica o empres&aa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ