Sociedade
Arranjo da envolvente ao moinho e capela de São Miguel vence OP de Porto de Mós
Edição deste ano contou com oito propostas a concurso, que, no total, receberam 5.314 votos
O arranjo da envolvente ao moinho e à capela de São Miguel, em Porto de Mós, foi a proposta vencedora da edição deste ano Orçamento Participativo (OP) do município. O anúncio aconteceu no domingo, após a inauguração da requalificação do parque do cruzeiro dos Casais de Matos, que ganhou a última edição e que foi executada no último ano.
Com oito ideias a concurso, a proposta para intervenção no exterior do moinho e da capela de São Miguel arrecadou 1.056 votos, mais 56 do que a segunda classificada: a sala de alta performance no pavilhão municipal do Juncal. Entre as três propostas mais votadas ficou ainda o projecto de memorial do pastor em São Bento, com 835 votos. No total, registaram-se 5.314 votos.
O nível de participação foi destacado pelo presidente da Câmara, Jorge Vala, que, citado numa nota de imprensa do município, realçou “o número crescente de cidadãos envolvidos no processo participativo”, considerando afirmando que o OP tem sido “uma ferramenta essencial para dar voz à comunidade e permitir a concretização de projectos que, de outra forma, não seriam prioridade no plano de investimentos do executivo”.
Já António Ferreira, autor da proposta vencedora deste ano, a propostas vencedora pretende, segundo palavras do seu proponente, “melhorar significativamente as condições deste espaço emblemático” na vila de Porto de Mós.
Quanto à obra agora inaugurada, em resultado da vitória alcançada na edição anterior do OP, tanto Simão Carreira, proponente da proposta, como Luís Silva, presidente da Junta de Calvaria de Cima, frisaram a importância da requalificação do Parque do Cruzeiro dos Casais de Matos pela valorização do espaço público e pelo impacto positivo terá para a comunidade local.