Sociedade

Ares do Campo dão tempo aos vinhos e petiscos

16 jun 2018 00:00

Cozinha tradicional e uma ampla carta de tintos e brancos nas Quintas do Sirol.

ares-do-campo-dao-tempo-aos-vinhos-e-petiscos-8792

Carlos Lopes e Mário Sousa, responsáveis pela novo projecto que combina o enoturismo com o restaurante Ares do Campo, reaberto há mês e meio, conheceram-se na década de 80 e tocaram na mesma banda de garagem, influenciada pelos sons da época, que chegavam sobretudo de Inglaterra. Carlos emigrou para a Suíça, Mário ficou por Leiria, a garantir a cadência da bateria no colectivo Estúdio, mas nunca perderam o contacto nem a amizade. O que os reúne agora nas Quintas do Sirol, freguesia de Santa Eufémia, é a vontade de juntar o mundo dos vinhos com a celebração da cozinha tradicional portuguesa, no contexto do turismo gastronómico e da restauração do quotidiano.

Em Lucerna, aonde chegou em 1986, Carlos Lopes começou nos bastidores, como ajudante, a lavar pratos, mas progrediu até chefiar a cozinha de uma unidade hoteleira. Depois de trabalhar na formação de outros cozinheiros, actualmente dedica-se à gestão de várias empresas no sector da alimentação e bebidas. Entre outros negócios, importa vinhos de Portugal para a Suíça e traz turistas da Suíça para visitas nas quintas do Douro. É desta experiência que nasce o projecto em instalação no restaurante Ares do Campo, com a promessa de uma carta de vinhos ampla e criteriosa.

Um dos objectivos da nova gestão passa por recuperar algumas especialidades, de que são exemplo o cabrito à padeiro, a broa recheada com bacalhau, a chanfana, o pernil assado no forno e o cozido à portuguesa. Ou seja, explicam os promotores, "cozinha tradicional com algum requinte" e um "serviço de entradas interessante", que ajuda a fomentar o espírito da casa: "Desde que se senta na mesa até que sai o cliente tem sempre alguma coisa para comer ou para beber". Até mesmo ao remate, com "café acompanhado de bolinho caseiro" e "um digestivo, se for o caso".

[p
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ