Sociedade

Área dedicada a doentes respiratórios está provisoriamente no pavilhão dos Pousos

20 jan 2021 17:32

O gimnodesportivo acolhe, este domingo, as mesas de votos, mas a Câmara de Leiria assegura essa zona é “autónoma” da área dedicada a doentes respiratórios. 

area-dedicada-a-doentes-respiratorios-esta-provisoriamente-no-pavilhao-dos-pousos
ADR-C saiu temporariamente do estádio devido a obras nas infra-estruturas técnicas que estão a decorrer no local
DR

A Câmara de Leiria garante, em comunicado, que estão “salvaguardadas todas as condições” no pavilhão gimnodesportivo dos Pousos para o funcionamento das mesas de voto das eleições do próximo domingo.

Isto porque, equipamento acolhe também agora e, provisoriamente, a Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR-C), que estava instalada no estádio de Leiria. 

O comunicado da Câmara surge na sequência das “dúvidas levantadas por munícipes” relativas ao funcionamento no pavilhão das duas valências: mesas de voto e ADR-C.

“O ADR-C é autónomo do local de votação”, frisa o Município, adiantando que a unidade para os doentes respiratórios encontra-se instalada no primeiro piso do edifício, enquanto a votação irá decorrer no recinto desportivo, ou seja, no piso 0.

A Autarquia esclarece ainda que “no dia das eleições, o ADR-C não terá funcionamento presencial” e que “o espaço será desinfectado antes e depois das eleições”.

“Esta operação tem o devido acompanhamento pelas Autoridades de Saúde, estando salvaguardadas toda as condições para que o acto eleitoral se realize com toda a segurança para os eleitores”, reforça o comunicado. 

Ao JORNAL DE LEIRIA, o vereador Carlos Palheira explica que a mudança das instalações do ADR-C do estádio municipal de Leiria para o pavilhão dos Pousos decorre da “grande  intervenção ao nível das infra-estruturas técnicas” que está a ser efectuada no Magalhães Pessoa e que “carecem de obra ao nível do AVAC (sistema de climatização) em toda a zona onde se encontra o ADR-C”. 

“Aproveitando a realização da Taça da Liga, vamos fazer esta intervenção nesta área para que, após esta competição, a ADR-C usufrua de muito melhores condições a nível térmico para atendimento dos pacientes”, acrescenta o vereador.

Carlos Palheira sublinha ainda que a mudança do ADR-C para os Pousos foi “articulada e acompanhada pela Saúde Pública” que no pavilhão “todas as garantias de conforto e saúde estão garantidas”.