Sociedade

Arcebispo primaz do Brasil preside ao 13 de Outubro em Fátima

7 out 2021 12:11

Celebrações começam no dia 12, às 21:30 horas, com o rosário internacional, na Capelinha das Aparições

arcebispo-primaz-do-brasil-preside-ao-13-de-outubro-em-fatima
Peregrinação de Outubro, celebra a sexta visão de nossa senhora pelos pastorinhos e o alegado “milagre do Sol”
Ricardo Graça/Arquivo

O arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil, cardeal Sérgio da Rocha, preside, no dia 13 de Outubro, às celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, em Fátima.

Esta será a primeira vez, após o início da pandemia, que o recinto acolhe o maior grupo de peregrinos estrangeiros, com 12 nacionalidades diferentes.

Segundo fonte do Santuário de Fátima, há 37 grupos inscritos com peregrinos de Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica, Polónia e Estados Unidos da América, registando-se também um grupo filipino residente na Holanda.

A peregrinação de Outubro, celebra a sexta visão de nossa senhora pelos pastorinhos e o alegado “milagre do Sol”.

Apesar do progressivo desconfinamento, será obrigatório o uso da máscara e a higienização das mãos à entrada do recinto.

"Tendo em conta a afluência de peregrinos em elevado número em algumas zonas específicas, reforça-se a delimitação de alguns espaços de maneira a criar perímetros de segurança e a gerir o acesso a locais susceptíveis de aglomerações. No interior do recinto, existirão acolhedores que ajudarão a assembleia a posicionar-se de forma que sejam respeitadas as distâncias necessárias sobretudo entre pessoas que não pertençam ao mesmo agregado."

O acompanhamento do acesso ao recinto de oração é feito, no dia 12, a partir das 19:30 horas, e, no dia 13, a partir das 7:30 horas.

O reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, afirma que a nova etapa representa uma “oportunidade” após “ano e meio depois de tantas privações e sacrifícios em nome da nossa saúde e do amor ao próximo”, cabendo “a cada um de nós a responsabilidade de garantir uma transição serena e progressiva para a normalidade”.

O cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil foi o convidado da peregrinação de Maio de 2020, mas devido à pandemia acabou por não se deslocar a Portugal, presidindo agora a Peregrinação Aniversária, que tem o tema do ano pastoral, “Louvai o Senhor, que levanta os fracos” e insere-se na dinâmica para os próximos três anos, período em que o Santuário estará sintonizado com a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), prevista para 2023 em Lisboa.

Foi bispo auxiliar de Fortaleza e arcebispo de Teresina, foi o quarto arcebispo metropolita de Brasília. 

A Peregrinação começa no dia 12, às 21:30 horas, com o rosário internacional, na Capelinha das Aparições, seguido de Procissão das Velas e Celebração no Altar do Recinto de Oração.

No dia 13, às 9 horas, acontece o rosário internacional na Capelinha das Aparições e, às 10 horas, a missa internacional, com a Palavra ao Doente, e procissão do Adeus no Altar do Recinto.

Todas as celebrações serão transmitidas em www.fatima.pt e na Rádio e TV Canção Nova, e no MeoKanal 707070.