Sociedade

Aprovados apoios para obras na antiga central de Porto de Mós

15 fev 2017 00:00

Município viu aprovado financiamento para a obra no valor de 1,6 milhões de euros

aprovados-apoios-para-obras-na-antiga-central-de-porto-de-mos-5925

Está confirmado. A remodelação do edifício da antiga central termoeléctrica de Porto de Mós vai ser financiada com fundos comunitários.

Em comunicado, o município revela que a candidatura foi aprovada pela Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Centro. Assim, a obra será comparticiada em 85%, o que se traduz num apoio de 1,6 milhões de euros, num investimento que rondará 2,1 milhões de euros.


A candidatura foi submetida no âmbito do concurso relativo a operações enquadradas nos PARU - Plano de Acção para a Regeneração Urbana. “Da análise dos elementos apresentados na fase de candidatura e nos esclarecimentos posteriores, concluiu-se que a candidatura cumpria os critérios de elegibilidade da operação e do beneficiário pelo que foi considerada admitida”, refere o comunicado da câmara.

Os trabalhos estão já a decorrer há alguns meses. O projecto de intervenção prevê que a reconversão do edifício em museu e arquivo municipais.

A componente museológica ocupará o primeiro piso, onde haverá uma zona para exposição permanente e salas de reservas e multimédia. No piso térreo, haverá um auditório, uma área para mostras temporárias, zona de arquivo (arquivos fotográfico e multimédia e salas de triagem e de expurgo) e loja. No terceiro piso, ficarão as áreas técnicas: centro de documentação e salas de restauro e de digitalização.

Além de ser um espaço inclusivo, acessível a pessoas cegas, surdas e com mobilidade reduzida, o edifício irá destacar-se também pela eficiência energética, com a instalação de painéis fotovoltaicos, que deverão assegurar cerca de 75%das necessidades de energia do edifício.