Sociedade
Aprovado investimento de 1,3 milhões para requalificar jardim da Barreira
A tempestade Kristin derrubou cerca de 30% do coberto vegetal do jardim, parte do qual será agora reposto com novas plantações
A requalificação do jardim do Solar do Visconde da Barreira, em Leiria, vai, finalmente, avançar. Ambição antiga da população local, o projecto foi aprovado, esta segunda-feira, em reunião de câmara, e prevê um investimento de 1,3 milhões de euros (acrescidos de IVA). Já a intervenção no palacete ficará para uma fase posterior, com a autarquia a dar prioridade ao jardim, fortemente afectado pela tempestade Kristin, que derrubou cerca de “um terço do coberto vegetal”, parte do qual será agora reposto com novas plantações.
De acordo com a equipa projectista, a intervenção no jardim será “minimalista”, procurando “intervir o menos possível” e respeitando “a modelação do espaço existente”. O projecto contempla um novo parque infantil, maior do que o actual e que terá um escorrega “gigante” a fazer a ligação entre duas plataformas de terreno, e zonas de apoio, designadas por ‘tascas’, que funcionarão como cafetaria e áreas de refeição. Estas, serão em estruturas pré-fabricadas, com cobertura em alumínio espelhado, que permitirão “reflectir a beleza do jardim”, uma a instalar junto ao parque infantil e outra perto do lago mais pequeno, servindo de apoio aos eventos.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.