Sociedade

Aprovado ante-projecto do funicular que vai ligar praia da Nazaré e Pederneira

27 abr 2022 10:52

Novo ascensor tem um custo estimado em cerca de cinco milhões de euros. Será criado um edifício de quatro pisos, com grandes aberturas em vidro que permitem apreciar as paisagens da vila.

aprovado-ante-projecto-do-funicular-que-vai-ligar-praia-da-nazare-e-pederneira
Deste edifício sairá o ascensor, com grandes janelas panorâmicas
DR
Redacção/Agência Lusa

A Câmara da Nazaré aprovou, esta terça-feira, por unanimidade, o ante-projecto do novo ascensor da vila, um investimento cerca de cinco milhões de euros que ligará o futuro terminal rodoviário à Pederneira, a zona alta da vila.

“Depois de termos um ascensor que consegue bater, em número de passageiros, todos os outros ascensores do País, acredito que com este projecto estamos a lutar também pelo segundo lugar do ‘ranking’”, afirmou o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS), durante a apresentação do ante-projecto do novo funicular.

O ante-projecto, que permite à autarquia avançar com a candidatura a fundos comunitários, foi desenvolvido pela empresa MMPT, especialista em planeamento e gestão da mobilidade.

Segundo os responsáveis da empresa, o novo ascensor vai contribuir para reduzir a utilização de carros na ligação à Pederneira.

O projecto de arquitectura centra-se num edifício de quatro pisos, com grandes aberturas em vidro que permitem, por um lado, apreciar as paisagens da vila e, por outro, apostar num jogo de luzes que à noite remetem para a imagem de um farol, explicou o arquitecto responsável.

Do edifício sairá o ascensor, com grandes janelas panorâmicas e com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar cerca de 300 pessoas por hora, em cada sentido.

Walter Chicharro informou, na sessão de câmara de terça-feira, que o projecto de execução deverá ficar concluído até ao final de Junho e que a construção do novo funicular vai ser acompanhada de monitorização da encosta da Pederneira, para acautelar as questões de estabilidade do terreno.

O ante-projecto foi aprovado por unanimidade pelo executivo liderado pelo PS e que conta com dois vereadores do PSD e um da CDU.

[Leia mais na edição imprensa]