Economia

Aprovada modernização dos regadios da Cela e do Vale do Lis

9 mar 2018 00:00

Obras incluídas no Programa Nacional de Regadios, apresentado sábado passado

aprovada-modernizacao-dos-regadios-da-cela-e-do-vale-do-lis-8254
Raquel de Sousa Silva

O Governo apresentou no sábado o Programa Nacional de Regadios, que vai criar mais de 95 mil hectares de regadio até 2022, com um investimento público de 534 milhões de euros.

Entre os projectos aprovados está a modernização dos aproveitamentos hidroagrícolas (AH) da Cela e do Vale do Lis e a construção do AH de Óbidos.

Na obra da Cela (que abrange os concelhos de Alcobaça e da Nazaré), foi aprovada a modernização da rede de rega e dos açudes de derivação. No Vale do Lis (concelhos de Leiria e Marinha Grande), foi aprovada a modernização dos blocos de rega do Boco e das Salgadas. Estas obras ainda não começaram.

Em Óbidos, trata-se do projecto de implementação do AH, que inclui a construção de estação elevatória, de rede de rega e de drenagem e de caminhos. Este projecto, que integra a Barragem do Arnóia, já construída, está em curso, segundo informações do Ministério da Agricultura.

O JORNAL DE LEIRIA solicitou ao gabinete de Capoulas Santos mais informação sobre os projectos, nomeadamente quanto aos prazos de execução e montante do investimento, mas até ao fecho desta edição não obteve resposta.

No documento Estratégia para o Regadio Público 2014-2020, de Setembro de 2014, era já referenciada como prioritária a reabilitação e modernização dos aproveitamentos hidroagrícolas da Cela e do Vale do Lis .

Para a modernização da obra da Cela estava estimado, na altura, um investimento de sete milhões de euros, para uma área de 485 hectares; para o Vale do Lis eram apontados oito milhões, para uma área de 361 hectares.

Quanto a Óbidos, o documento considera que se apresenta como prioritário porque “estando a Barragem do Arnóia já construída, o investimento diz respeito apenas à construção das redes de rega”, no montante de 28 milhões de euros.

Segundo a Lusa, os 22 regadios já aprovados têm associado um investimento de 248 milhões de euros, devendo os restantes receber luz verde até ao f

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ