Viver

Aprender património e temas sociais em brincadeiras pelo palco

15 mai 2021 15:22

Em Pombal e Porto de Mós, o Leirena ensina crianças com teatro e cinema

aprender-patrimonio-e-temas-sociais-em-brincadeiras-pelo-palco
Companhia divide trabalho entre Pombal e Porto de Mós
Leirena
Jacinto Silva Duro

Imagine que vai ver uma peça de teatro a um velho castelo medieval e, de repente, sem saber como, é escolhido ou escolhida, através de um casting, para encarnar o rei ou rainha, num filme.

Quem sabe se isso não será o início de uma bela aventura na 7.ª arte?

É isso mesmo que tem estado a acontecer a dezenas de alunos de escolas do 1.º Ciclo ao sSecundário de Porto de Mós.

E a “culpa” é da iniciativa 1,2,3 Acção!, que, por estes dias, acontece dentro das muralhas, através de uma parceria do Leirena Teatro - Grupo de Teatro de Leiria e da autarquia local.

Sempre que um grupo de alunos chega ao castelo da vila, convencido que irá assistir a um espectáculo de teatro, encontra uma equipa de cinema à sua espera, constituída por um realizador, um assistente de realização e demais elementos, todos membros do Leirena, determinados em rodar um filme sobre a construção da quinta torre da fortaleza, destinada a defender Porto de Mós dos castelhanos.

No casting, são atribuídos os papéis do rei, da rainha Leonor Teles e do conde Andeiro. E o resto fica nas mãos e talento dos “actores”. “Abordamos o património histórico do castelo e Aljubarrota”, explica o director artístico do Leirena, Frédéric da Cruz Pires.

A companhia já tinha testado a ideia com grupos de idosos, em 2019, e, em 2020, o desafio seria levar a iniciativa aos jovens do concelho, mas a Covid-19 adiou os planos até este ano. “

Usamos o castelo como plateau e já temos o storyboard preparado”, explica o director, adiantando que, no total, haverá 20 filmes que poderão ser vistos nas redes sociais do município.

Já os alunos, no final do dia, levam para casa uma curta-metragem, com quatro minutos.

O 1,2,3 Acção! foi financiado pelo programa Centro 2020, através de um projecto tripartido das autarquias de Alcobaça, Batalha e Porto de Mós, focado na temática da Batalha de Aljubarrota 1385.

Residências artísticas para crianças de Pombal
Mas, não foi apenas em Porto de Mós que o Leirena arregaçou as mangas e se lançou em projectos pedagógicos com jovens.

Em Pombal, entre Maio e Junho, o colectivo está a realizar residências artísticas com as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do projecto Colmeia, em parceria com a Câmara Municipal.

Em cinco sessões de hora e meia cada, realizadas em nove escolas do concelho, actores e alunos têm como missão criar um espectáculo por semana, com 15 minutos de duração.

O resultado é filmado, todas as sextas-feiras, em formato multicâmara, no palco do Teatro-Cine e pode ser visto no novo portal cultural do município.

Em 2019, a companhia teatral já tinha ensaiado este projecto, mas, mais uma vez, tudo parou com a Covid-19.

Com o desconfinamento, já foi possível criar espectáculos onde os jovens abordam o Ambiente, os Direitos Humanos, as ONG e até as Artes.

“Queremos que os alunos, acima de tudo, desfrutem dos temas e do jogo teatral”, diz Frédéric da Cruz Pires, sublinhando que participam nas residências artísticas do Colmeia cerca de 500 crianças de Pombal.