Economia

Apreendidos falsos equipamentos de diagnóstico automóvel

6 fev 2017 00:00

Caldas da Rainha foi um dos concelhos abrangidos pela inspecção da ASAE

apreendidos-falsos-equipamentos-de-diagnostico-automovel-5872

Dezoito oficinas fiscalizadas, 12 aparelhos e outros tantos computadores apreendidos (tudo de valor superior a 5500 euros), oito processos-crime instaurados. Este foi o resultado da terceira fase da operação Digitalauto, que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica levou recentemente a cabo.

Em comunicado, a ASAE explica que se tratou de uma acção dirigida a oficinas automóveis no âmbito da contrafacção de equipamentos de diagnóstico. Desta vez, foram visitados estabelecimentos nos concelhos de Caldas da Rainha, Famalicão, Braga, Aveiro, Coimbra, Abrantes, Sintra e Lagoa, com a participação dos peritos da marca, “visando o combate ao mercado negro do comércio e uso de equipamentos de diagnóstico”.

Foram ainda instaurados oito processos-crime por contrafacção e uso ilegal de marca, usurpação de direitos de autor e reprodução ilegítima de programa protegido e levantados dois autos de contra-ordenação por falta de licenciamento da actividade.

“Estes equipamentos de diagnóstico automóvel são utilizados para detectar avarias em automóveis através de programas específicos e mediante licença, sendo a sua disseminação ilegal uma das evidências da economia paralela que afecta o sector da reparação automóvel”, diz a ASAE no comunicado.