Sociedade

Aplausos de agradecimento na despedida Bilhota Xavier do  hospital de Leiria

3 ago 2020 17:42

Profissionais do hospital prestaram homenagem ao director cessante do Serviço de Pediatria, que cessou funções na sexta-feira por motivos de aposentação.

aplausos-de-agradecimento-na-despedida-bilhota-xavier-do-hospital-de-leiria
“Aquilo que aconteceu aqui hoje foi o melhor prémio que recebi”, disse Bilhota Xavier
DR

De saída do Hospital de Santo André, onde, nos últimos 25 anos, liderou o Serviço de Pediatria, Bilhota Xavier foi homenageado na passada sexta-feira, por colaboradores da instituição.

 
Cerca de uma centena de profissionais juntaram-se no exterior do hospital, para “um aplauso conjunto de agradecimento pelos 31 anos de dedicação à comunidade leiriense”. 


“Aquilo que aconteceu aqui hoje foi o melhor prémio que recebi”, declarou emocionado Bilhota Xavier, que aos 67 anos cessa funções por motivos de aposentação, como noticiou o JORNAL DE LEIRIA na última edição.


Citado por uma nota de imprensa do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o médico confessou que, ao fim de tantos anos de trabalho já não se sente “um profissional de pediatria, mas sim um profissional de todo o CHL”. 


Agradecendo a “grande surpresa” que lhe foi feita, Bilhota Xavier pediu ainda aos colegas para que “continuem a lutar para que o CHL possa ser melhor, possa ter mais qualidade e mais humanismo. É essa a melhor prenda que me podem dar”.


“O Dr. Bilhota Xavier e o Sr. Joaquim Barroca [outro colaborador do CHL que se aposentou no mesmo dia] são dois activos muito importantes, que hoje saem e deixam o CHL mais pobre”, declarou, por sua vez, Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. 


O dirigente enalteceu “a grande dedicação e resiliência” que o director cessante da Pediatria “sempre mostrou”, sublinhando ainda o “excelente trabalho” que desenvolveu como presidente da Comissão da Qualidade, conduzindo o processo de Acreditação pela JCI. “Devemos-lhe muito. Portanto, é mais que merecida esta homenagem”, concluiu Licínio de Carvalho.


Bilhota Xavier continuará a exercer funções como pediatra, no privado, e mantém funções como presidente da Sociedade Pediátrica da Qualidade e Segurança do Doente, um organismo da Sociedade Portuguesa de Pediatria. 


Antes de ingressar no Hospital de Leiria, Bilhota Xavier colaborou durante 10 anos no Hospital Pediátrico de Coimbra. Desempenhou vários cargos de relevo ao longo da sua carreira, entre os quais o de presidente da Comissão da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, entre 2009 e 2014, por nomeação da antiga ministra da Saúde, Ana Jorge.