Sociedade

Apanhado incendiário de Ourém e Caranguejeira

11 ago 2023 11:06

O fogo destruiu aproximadamente 250 hectares de floresta e colocou em perigo populações das freguesias situadas a noroeste do concelho de Ourém

apanhado-incendiario-de-ourem-e-caranguejeira

Foi detido um homem suspeito de ser o autor dos incêndios no concelho de Ourém.

O arguido, que tem antecedentes criminais por crimes da mesma natureza, ocorridos na zona da Caranguejeira em 2017 e 2018, ateou o fogo através de chama directa, por utilização de isqueiro, aplicado a um monte se sobrantes, tendo provocado danos de grande dimensão na área arborizada e colocado várias habitações em risco, refere uma nota de imprensa da Polícia Judiciária.

Segundo a PJ, o homem foi detido fora do flagrante delito pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria, por suspeita da autoria de um crime de incêndio florestal, ocorrido no passado dia 6 de Agosto.

De acordo com a estimativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o fogo destruiu aproximadamente 250 hectares de floresta e colocou em perigo populações das freguesias situadas a noroeste do concelho de Ourém.

"Importa relevar que tal acontecimento ocorreu em período critico de incêndios rurais e que as condições meteorológicas à data, potenciavam o risco máximo de incêndio", refere ainda a nota.

"Desde a comunicação desta ocorrência, a Polícia Judiciária, em articulação e estreita colaboração com os Destacamentos de Tomar e de Leiria da GNR, procedeu, de forma incessante, a diligências de recolha de prova que conduziram à identificação do autor e imputação da prática daquele grave crime, que muito alarmou a comunidade e o País", acrescenta o comunicado.

O detido vai ser presente às Autoridades Judiciárias competentes, para interrogatório judicial e aplicação de adequada medida de coação.