Economia

Anúncio de greve em três fábricas DS Smith, incluindo Leiria

23 jul 2020 11:05

Paralisação convocada pela Fiequimetal, federação afecta à CGTP-IN, depois de, segundo os sindicalistas, ter falhado o acordo com a empresa

anuncio-de-greve-em-tres-fabricas-ds-smith-incluindo-leiria
DS Smith tem uma unidade em Marrazes, Leiria, a antiga Europac
DR

Um período de 24 horas de greve nas unidades da Nova DS Smith Embalagens SA, com inicio às 6 horas de sexta-feira, 24 de Julho (amanhã), foi hoje anunciado pela Fiequimetal, federação intersindical afecta à CGTP.

A convocatória contempla as fábricas de Guilhabreu (Vila do Conde), Albarraque (Sintra) e Marrazes, esta última no concelho de Leiria.

Segundo o dirigente sindical Carlos Marques, está em causa a luta “por melhores salários”.

“Houve negociação, mas não houve acordo”, acrescenta.

O comunicado do secretariado da direcção nacional da Fiequimetal, refere que a greve acontece “em protesto contra a intransigência da empresa na negociação da revisão do Acordo de Empresa, pois as propostas que apresenta não valorizam o trabalho nem os trabalhadores” e, por outro lado, no entendimento da Fiequimetal, contribuem para “aprofundar as discriminações entre gerações quanto ao valor do trabalho”.

“Os trabalhadores, reunidos em plenários realizados nos dias 9, 14 e 15 de Julho, decidiram não aceitar a proposta final da empresa para aumentos salariais, que consiste em 1%, com mínimo de 10 euros para salários até 1000 euros, e 1% para matérias de expressão pecuniária, o que resultava em aumentos entre 12 e 15 euros”, refere a Fiequimetal, uma proposta que segundo a estrutura afecta à CGTP “não acompanha os bons resultados do ano anterior e do primeiro semestre de 2020”.

O comunicado enviado às redacções assegura que os direitos dos trabalhadores “são postos em causa diariamente, no plano das categorias e carreiras profissionais”, por exemplo, por via da utilização de mão-de-obra com vínculos precários durante largos períodos de tempo e ocupando postos trabalho permanentes.

O grupo DS Smith adquiriu estas unidades fabris ao grupo espanhol Europac Embalagens, em Janeiro de 2019, e os resultados financeiros destas unidades contribuíram para os lucros do Grupo DS Smith, que no ano de 2019 tiveram um crescimento de 5%", salienta a direcção da Fiequimetal.