Sociedade

Antigos dirigentes do Superninho foram condenados por tribunal de Leiria

2 mar 2022 14:45

Elsa Leitão e o ex-companheiro Gil Silva eram acusados de terem causado um prejuízo superior a 180 mil euros

antigos-dirigentes-do-superninho-foram-condenados-por-tribunal-de-leiria
Elsa Leitão foi condenada a pena efectiva de prisão
DR

Elsa Leitão, antiga presidente, da Supercoop, que detém o infantário Superninho, de Leiria, e antigo vogal Gil Silva, foram sentenciados hoje pelo tribunal de Leiria. 

A ex-dirigente do infantário foi condenada a uma pena de prisão efectiva de cinco anos e 9 meses, por cúmulo jurídico, pelos crimes de abuso de confiança agravado, falsificação de documentos e furto qualificado.

Elsa Leitão e o ex-companheiro Gil Silva foram acusados pelo Ministério Público de terem causado à instituição um prejuízo superior a 180 mil euros.

A antiga presidente era ainda acusada da compra de bens pessoais, como relojoaria, jóias e sapatos, adquiridos com o cartão da instituição.

Gil Silva foi condenado a três anos e seis meses de prisão, com pena suspensa por igual período.

Inicialmente, o réu estava acusado de abuso de confiança agravado, que passou a abuso de confiança simples, no decorrer do processo, e a furto qualificado. 

O tribunal absolveu-o do crime de falsificação de documentos.

Os réus foram ainda condenados a pagar 183 mil euros 984 euros, relativos a compras com os fundos da cooperativa, terão ainda de devolver 4789 euros, relativos a máquinas de manutenção de piscina que levaram para casa, e 1526 euros, por computadores de serviço.