Sociedade

Antigo governador civil lidera grupo que vai planear concelho de Leiria para a próxima década

18 fev 2020 19:12

Município avança com elaboração de Estratégia 2030 de Leiria

antigo-governador-civil-lidera-grupo-que-vai-planear-concelho-de-leiria-para-a-proxima-decada
Carlos André esteve presente na sessão, onde Gonçalo Lopes anunciou a criação de um grupo de trabalho para pensar Leiria
Município de Leiria

O antigo governador civil, Carlos André, vai liderar o grupo que tem como objectivo de avançar com o planeamento estratégico do concelho de Leiria para a próxima década.

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, em reunião de Câmara, a elaboração de Estratégia 2030 de Leiria, no âmbito da qual vai ser endereçado um convite a Carlos André para elaboração do documento estratégico para a sua concretização.

A elaboração da Estratégia 2030 de Leiria envolve um processo de planeamento estratégico para o Concelho de Leiria, tendo em vista a década 2021-2030, com o envolvimento de especialistas e entidades da região, promovendo reflexões sucessivas e recolhas de visões globais, sectoriais e restritas a unidades territoriais, beneficiando da adesão voluntária dos participantes.

Conforme refere a deliberação aprovada em reunião, que mereceu os votos favoráveis dos vereadores do PS e contra dos vereadores do PSD, pretende-se, no final do processo, munir a Câmara Municipal de um documento de carácter estratégico e preparatório para o futuro, resolvendo problemas instalados e tendências verificadas, prevenindo o impacto das mudanças disruptivas tidas catualmente como certas, designadamente as exigências decorrentes das grandes alterações tecnológicas em curso e as provenientes das alterações climáticas.

O documento enquadra-se em quatro grandes desafios temáticos: pessoas, sustentabilidade, território e produção-qualificação-inovação, sendo que para a construção da Estratégia 2030 de Leiria será estabelecida uma metodologia de múltiplos fluxos, que passará por uma reflexão temática com especialistas convidados, entidades consultadas e uma reflexão interna.

A escolha de Carlos André para a elaboração do documento estratégico é justificada pela necessidade de garantir a mediação de uma personalidade de reconhecido prestígio público, que conheça o território, que tenha exercido cargos que obrigassem à procura de consensos, com experiência de articulação entre os diversos actores do território, com capacidade para coordenar grupos e o projecto em estreita articulação com o Município de Leiria, sendo dotado de competências de redação escrita de todo este documento.

Recorde-se que o Carlos André, natural de Monte Real, foi governador civil do distrito de Leiria entre 1996 e 2002, director da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra entre 2006 e 2013, director do Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau entre 2013 e 2018, sendo ainda autor de mérito de várias publicações.

Neste processo, será essencial mobilizar pessoas e entidades para colaborar, em grupo, na organização e animação das diferentes sessões de reflexão, das entrevistas/inquéritos com pessoas e entidades, assim como elaborar documentos de preparação das atividades e de conclusões sobre essas mesmas actividades.

Ser intergeracional, ter uma matriz ideológica diversificada e garantir a pluralidade de género são as três premissas propostas para a constituição deste grupo, que será externo à estrutura técnica do Município, pese embora deva garantir as necessárias articulações e sinergias.

A importância que será dada à estratégia dos diversos atores transformadores do território irá colocar importantes desafios, dado que estes têm diferentes legitimidades e fazem ouvir diferentemente a sua voz no processo.

Os trabalhos irão decorrer durante este ano e resultarão num documento que mapeará as estratégias dos diversos contributos, onde se inclui o Município de Leiria, e identificará sinergias entre estes.