Sociedade

Ansião contra encerramento de posto de saúde

30 ago 2018 00:00

Utentes de Chão de Couce terão de se deslocar a outras freguesias

ansiao-contra-encerramento-de-posto-de-saude-9163

A decisão ainda não é definitiva, mas a população da freguesia de Chão de Couce, em Ansião, já se está a movimentar contra o eventual encerramento do posto de saúde, o que iria obrigar cerca de 1900 utentes a deslocar-se vários quilómetros para terem cuidados médicos ou de enfermagem.

Fernando Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Chão de Couce, explica que foram informados de que foi proposto o encerramento do centro de saúde da freguesia, que serve também Pousaflores. Na semana passada, lançou um abaixo-assinado contra o fecho e garante que está a ter uma “forte adesão” por parte da população.

“O que sabemos é que pretendem que fiquem apenas os centros de saúde de Ansião, Avelar e Santiago da Guarda, obrigando estes utentes a deslocarem-se, quando não há uma rede de transporte eficiente para estas freguesias”, alerta Fernando Rodrigues.

O presidente da Junta defende que “seria mais fácil deslocar um médico, um enfermeiro e um administrativo” do que os utentes, até porque se trata de “uma população idosa, com dificuldades e fracos recursos económicos”.

Fernando Rodrigues destaca ainda que “quando se fala da defesa do interior e da desertificação, fechar este serviço será mais um passo para contribuir para a saída de pessoas”. O autarca exemplifica que até a farmácia que existe na freguesia poderá vir a fechar.

“Queremos entregar o abaixo-assinado quando for realizada a reunião com a ARS [Administração Regional de Saúde] do Centro para lhes mostrarmos como a população está contra. Acredito que a Câmara está do nosso lado e que irá fazer todos os esforços para que o encerramento não se concretize”, afirma o presidente da Junta.

A ARS Centro adianta que “não se equaciona encerrar nenhuma unidade de saúde no concelho de Ansião”. “Nesta altura, perspetiva- se a criação de uma Unidade de Saúde Familiar [USF], estrutura organizativa do SNS [Serviço Nacional de Saúde], na área dos Cuidados de Saúde Primários, com autonomia de gestão técnica- assistencial, que visa melhorar o nível de saúde da população abrangida, garantindo mais qualidade e eficiência dos serviços prestados”, acrescenta.

Nesse sentido, a ARS confirmou que “está prevista, em breve, uma reunião entre o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte e a Câmara Municipal para apresentação e discussão do projecto da USF”.