Sociedade

Ansião apoia produção de pinhão

16 jun 2016 00:00

Autarquia dá incentivos à plantação de pinheiro manso

ansiao-apoia-producao-de-pinhao-4417

A Câmara de Ansião vai atribuir incentivos à plantação de pinheiro manso (Pinus pinea L.) na área do município, como forma de impulsionar a produção de pinhão. Segundo o presidente da autarquia, Rui Rocha, “todos os proprietários privados que queiram fazer plantação de pinheiro manso estarão isentos de todas as taxas municipais relacionadas com autorizações ou preparação do terreno”.

Por outro lado, para plantações até 500 exemplares, a Câmara de Ansião irá oferecer mais 50% do número total de exemplares e mais 40% para plantações com mais de 500 exemplares. “Há mais de um século que Ansião realiza a Feira dos Pinhões. Apesar disso, o concelho não tem produção de pinhão. Além de incentivar esta produção, é também uma forma de impulsionar os produtos endógenos ligados ao pinhão”, salienta o autarca.

Em nota de imprensa, a câmara acrescenta que o pinheiro manso tem uma importância económica, em termos nacionais, “entre os 50 e os 70 milhões de euros anuais”. “A produção e venda de pinhão tem para o concelho de Ansião importância histórica e cultural, consubstanciada pela realização da secular Feira dos Pinhões, que o Município tem projectado muito além das fronteiras do concelho”, diz o comunicado.