Sociedade

Animação de estudantes perturba descanso de moradores

3 nov 2016 00:00

PSP recebeu dez queixas por ruído durante o mês de Outubro

animacao-de-estudantes-perturba-descanso-de-moradores-5320

O problema não é novo e parece não ter fim à vista. À medida que o Politécnico de Leiria se tem afirmado como uma instituição de referência no ensino superior e tem sido escolhido por cada vez mais estudantes, os problemas de falta de civismo nas ruas do centro histórico e nos bairros residências mais próximos das escolas não têm parado de aumentar.

Com o cair da noite, principalmente às terças e quintas-feiras, os estudantes juntam-se para se divertir, esquecendo que há quem tente descansar. Cantorias na rua, toques nas campainhas e barulho em casa causado por vários jantares animados, que duram, por vezes, até às duas ou três da manhã são algumas das queixas de moradores que chegaram ao JORNAL DE LEIRIA e outras que estão escritas nas redes sociais.

As pessoas lamentam a falta de civismo dos estudantes, que “se esquecem que vivem famílias com crianças pequenas, que precisam de se deitar cedo”, e cujos pais “trabalham no dia seguinte”.

A PSP de Leiria revela que durante o mês de Outubro receberam dez queixas por ruído e confirma que a zona dos Capuchos, Jardim da Vala Real, Rua Dr. António da Costa Santos (perto da Fonte das Três Bicas), Jardim de Santo Agostinho e centro histórico são os locais onde há conhecimento de alguns “incómodos por ruído, provocado por estudantes”.

Segundo esta polícia, o barulho coincide “na maioria dos casos com as actividades, praxes e festividades académicas da comunidade estudantil”.“Este é um problema que tem habitualmente maior expressão no início de todos os anos lectivos. Antecipando esta problemática e na tentativa de mitigar o incómodo causado junto dos moradores, no início deste ano lectivo, a PSP de Leiria promoveu uma reunião com a Câmara de Leiria e membros da comunidade estudantil, procurando-se estabelecer o diálogo e sensibilização para as questões de ruído na via pública associadas às praxes e actividades académicas”, refere.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.