Desporto

André Venda, de Porto de Mós, integra equipa inclusiva nas 24 Horas de Fronteira

24 nov 2021 14:25

Participação visa angariar fundos para comprar uma handbike para a APCA, associação da qual André Venda é um dos fundadores. Atleta paralímpico Telmo Pinão é outros dos elementos da formação

andre-venda-de-porto-de-mos-integra-equipa-inclusiva-nas-24-horas-de-fronteira
André Venda, na cadeira de rodas, será um dos navegadores da equipa
DR
Redacção/Agência Lusa

A prova de todo-o-terreno 24 Horas de Fronteira, que decorre no fim-de-semana, contará pela primeira vez com a participação de uma equipa inclusiva, que inclui o ciclista paralímpico Telmo Pinão, mas também André Venda, de Porto de Mós, paraplégico desde os 20 anos devido a um acidente de viação.

A participação na 23.ª edição das 24 Horas de Fronteira tem uma vertente social e de inclusão “muito importante”.

“Corremos por uma causa: queremos angariar fundos para comprar uma handbike (bicicleta onde se pedala com as mãos, adequada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) para a APCA (Associação Portuguesa de Ciclismo Adaptado)", diz Telmo Pinão.

André Venda será navegador, como João Luz, ambos deficientes motores. Ludgero Santos, Nuno Neto e Ivo Monteiro serão os restantes pilotos.

O carro, um Buggy Astra GTC, sofreu ligeiras adaptações para permitir a inédita participação de pessoas com deficiência na prova, que começa esta quinta-feira, com as verificações, e termina no domingo.

“Só vos digo que vamos fazer história”, garante André Venda.