Desporto

Andebol: Sismaria joga em Agosto subida à 1.ª Divisão

24 jun 2016 00:00

Liguilha entre a equipa de Leiria, Sporting da Horta, AC Fafe e Académica de São Mamede. Sobem os dois primeiros.

andebol-sismaria-joga-em-agosto-subida-a-1a-divisao-4492

A vitória deste sábado sobre o FC Gaia (30-27) não deu a desejada subida à 1.ª Divisão de andebol masculino ao AC Sismaria. No entanto, nada está perdido.

Quando falta uma jornada para terminar a fase final do segundo escalão, o clube de Leiria tem já garantido o quarto lugar, classificação que permitirá disputar uma liguilha com outros três clubes.

Os dois primeiros jogarão em 2016/17 na 1.ª Divisão com os gigantes da modalidade: ABC, Benfica, FC Porto e Sporting.

“O objectivo da Sismaria era a subida directa, mas nada está perdido”, enfatizou o capitão. Luís Portela acredita que o plantel tinha recursos para garantir a promoção, mas também realçou a grande competitividade das equipas envolvidas.

“Ao fim das primeiras cinco jornadas tínhamos duas derrotas por um golo. Nestas competições curtas são os pormenores que acabam por fazer a diferença”, explicou.

Para terminar o campeonato, ainda falta o jogo a feijões deste sábado, em Braga, frente ao Arsenal da Devesa, umas das equipas, juntamente com o Boa Hora FC, que garantiu a promoção directa ao primeiro escalão.

No entanto, o pensamento de todos já está na liguilha, que será disputada… de 19 a 21 de Agosto. Ora, numa equipa amadora, a data “não é propriamente conveniente”, até porque a época “foi muito longa, ainda nem sequer acabou, e os jogadores precisam de gozar férias”.

Seja como for, essa liguilha que resulta do alargamento da 1.ª Divisão de 12 para 14 clubes, vai ser disputada pelos dois últimos classificados da principal escalão – o Sporting da Horta e a AC Fafe – e os terceiro e quarto classificados da fase final da 2.ª Divisão – a Académica de São Mamede e o AC Sismaria.

Já sem o treinador Pedro Violante, que deixa o clube depois do jogo deste sábado. Três dias, três jogos, festejam os dois primeiros.