Sociedade

Ambientalistas da Zero vão plantar mil sobreiros na Mata Nacional de Leiria

26 jan 2018 00:00

A realizar este domingo, esta é uma iniciativa “em memória das vítimas” dos incêndios de 2017.

ambientalistas-da-zero-vao-plantar-mil-sobreiros-na-mata-nacional-de-leiria-8036

A associação ambientalista Zero promove, este domingo, a plantação de mil sobreiros - classificada como a árvore nacional de Portugal – no Pinhal de Leiria.

A acção terá início pelas 10 horas, junto à Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria, e contará com a presença do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

Em comunicado, a associação ambientalista explica que se trata de uma iniciativa “em memória das vítimas dos incêndios de 2017”, que resulta de uma parceria entre a Zero, aquela secretaria de Estado e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Será, aliás, o ICNF que “assegurará a manutenção das árvores no local nos próximos anos, incluindo a substituição dos sobreiros que não sobreviverem”.

Num momento em que se multiplicam iniciativas de arborização com espécies autóctones por todo o País, em resultado do apoio de cidadãos, de empresas e de organizações não-governamentais, a Zero faz algumas recomendações de boas práticas, “para que se garanta a sustentabilidade dos investimentos a realizar”.

A associação ambientalista aconselha os cidadãos e as entidades financiadoras a verificarem se existem garantias de que as árvores e arbustos plantados “são monitorizados e mantidos nos anos seguintes, já que, por norma, a mortalidade neste tipo de plantações é muito elevada nos primeiros anos, obrigando a substituir muitas árvores que não sobrevivem”.

Além disso, “é necessário prever que, nos primeiros anos, a vegetação arbustiva é controlada periodicamente através de métodos que não impliquem a mobilização do solo, como o recurso a moto-roçadora ou corta-matos, para reduzir a competição e para prevenir a propagação de eventuais incêndios que possam ocorrer”.

Para a realização deste tipo de trabalhos, a Zero aconselha também “o estabelecimento de parcerias com organizações de produtores locais que tenham a seu cargo equipas de sapadores, por forma garantir que as tarefas são executadas com qualidade e se promove o emprego no meio rural”.