Viver

Álvaro Romão filmou Sob a Terra, que revela "um trabalho extraordinário" nos bastidores do teatro

9 nov 2021 09:29

Estreia sábado em Leiria o documentário de Álvaro Romão sobre o processo de criação do espectáculo Sob a Terra, do Leirena, em que colaboram Débora Umbelino (Surma) e Nuno Viegas

alvaro-romao-filmou-sob-a-terra-que-revela-um-trabalho-extraordinario-nos-bastidores-do-teatro
O espectáculo Sob a Terra estreou em 2020
Carlos Gomes

No espectáculo Sob a Terra, estreado no ano passado, já depois do início da pandemia, a companhia de teatro Leirena junta a música e as artes visuais e multimédia para dialogar com o público sobre o flagelo dos incêndios, numa co-produção com o Ministério da Cultura e a Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais, através do programa Portugal Chama – Teatro Chama, em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Centro.

No contexto da colaboração entre o Leirena e o a9)))), o realizador Álvaro Romão acompanhou tudo desde a primeira hora e assina a longa-metragem Sob a Terra – Um Processo Criativo, que é apresentada pela primeira vez no próximo sábado, 13 de Novembro, às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Entre os bastidores e o palco, hora e meia de documentário, “desde a criação até à apresentação da peça”, explica Álvaro Romão. “Acima de tudo, é o meu olhar sobre aquilo que vi”.

Com encenação de Frédéric da Cruz Pires, música e ambientes sonoros da compositora Débora Umbelino (Surma) e projecção de desenho em tempo real pelo artista plástico Nuno Viegas, Sob a Terra reúne quatro estruturas artísticas da região Centro, com o Leirena como produtor e criador.

É, na perspectiva de Álvaro Romão, “um trabalho extraordinário” de representação, encenação e cenografia, agora também registado em filme.

Álvaro Romão já tinha estreado em 2021 um outro documentário, Ar Livre – Da Vida em São Pedro de Moel, no âmbito da participação do a9)))) no Festival Afonso Lopes Vieira, em Agosto.