Sociedade

Álvaro Madureira candidata-se para “fazer melhor por Leiria”

7 abr 2021 19:14

Cabeça-de-lista diz que “é tempo de acabar com o ciclo” de governação socialista e de concretizar investimentos que melhorem a qualidade de vida da população.

alvaro-madureira-candidata-se-para-fazer-melhor-por-leiria
Álvaro Madureira volta a concorrer à Câmara de Leiria, depois de em 2013 ter sido também o cabeça-de-lista do PSD
DR
Maria Anabela Silva

Anunciado hoje como candidato do PSD à Câmara de Leiria nas próximas autárquicas, Álvaro Madureira diz que concorre “para ganhar” e para “fazer o melhor” para o concelho.

O social-democrata diz que “é tempo acabar com o ciclo” de governação socialista, que “não trouxe grandes mudanças” a Leiria.

Em 12 anos “não se vêem obras que façam a diferença”, alega Álvaro Madureira, que critica o actual presidente da Câmara por “ter medo de governar” e por “gerir apenas com fins eleitoralistas, com pequenas coisas”.

“Quem tem de construir o concelho é a iniciativa privada. Temos impostos, água, saneamento e resíduos com preços elevados e a Câmara vai acumulando saldos elevadíssimos, porque não faz obras nem os investimentos que o concelho merece”, afirma Álvaro Madureira.

O candidato propõe-se agora a “fazer melhor” e a apostar em investimentos que “o concelho merece, como “criação de condições para que as empresas se instalem” e a solução “efectiva” da despoluição do Lis.

“Chegámos a um fim de ciclo. O PS está gasto e o PSD tem de tomar a gestão do município, com garantia de trabalhar para a melhoria das condições de vida da população”, afiança o social-democrata, que promete “humildade e disponibilidade” para assumir esse desafio.

Álvaro Madureira refere ainda que o partido irá apresentar listas com “muitos independentes” e pessoas com “conhecimentos e experiência diversificados”.

Sobre o processo de escolha do cabeça-de-lista, que em Leiria algumas vicissitudes, com vários nomes a serem lançados como hipótese, Álvaro Madureira diz que não se sente um candidato “de recurso”. “Conheço o concelho muito bem. Tenho experiência, humildade e disponibilidade para fazer melhor por Leiria”, acrescenta.

Natural de Vinhais, mas há muito radicado em Leiria, Álvaro Madureira é licenciado em Geologia pela Universidade de Coimbra e dá aulas no Colégio de São Miguel, em Fátima, onde lecciona ao ensino secundário.

Está a cumprir o quarto mandato como presidente da concelhia de Leiria do PSD - o terceiro consecutivo, pelo que não se pode recandidatar nas próximas eleições internas -, tendo sido eleito sempre com listas adversárias, que derrotou. Cumpre o segundo mandato como vereador sem pelouros. Nas eleições autárquicas de 2013 obteve 27,85% dos votos, um pouco melhor do conseguiu Fernando Costa em 2017 (26,96%).

 

Distrital “não se revê” na candidatura de Madureira

A distrital do PSD “não se revê” na candidatura de Álvaro Madureira à Câmara de Leiria, afirma Rui Rocha, presidente da distrital, que se confessa “desiludido” com a direcção nacional do partido. Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, o social-democrata assume que a estrutura não se revê na candidatura do vereador e líder da concelhia por questões “meramente políticas”. Em causa está, segundo Rui Rocha, a análise ao desempenho do PSD concelhio nas duas últimas eleições autárquicas (2013 e 2017), quando Madureira estava (e ainda está) à frente da estrutura local do partido. “Dessa análise, resulta que o PSD votos, mandatos e presidentes de junta”, frisa o presidente da distrital, referindo que, em 2017, Álvaro Madureira “só não foi candidato, porque houve uma recusa da direcção nacional em considerar o seu nome”, o que agora não aconteceu. Rui Rocha reconhece que está “desiludido” com o processo de escolha do cabeça-de-lista em Leiria. “Julgava que havia condições para apresentarmos uma candidatura ganhadora. O facto de algumas pessoas não se sentirem atraídas por este desafio, também tem a ver com a análise que fazem ao ambiente que se vive no PSD concelhio”, acrescenta.