Economia

Alvaiázere lança empreitada de 1,8 milhões para área empresarial

8 nov 2019 14:38

Localização alternativa evita abate de 172 árvores protegidas.

alvaiazere-lanca-empreitada-de-18-milhoes-para-area-empresarial
Área empresarial de Rego de Murta contempla a criação de 48 lotes
DR
Maria Anabela Silva

A Câmara de Alvaiázere aprovou, esta quarta-feira, a abertura do concurso público para a construção da Área Empresarial do Rego da Murta, pelo preço base de 1,8 milhões de euros. Trata-se de uma localização alternativa à ampliação da zona industrial de Tróia, que permitirá evitar o abate de dezenas de carvalhos, sobreiros e azinheiras, incluindo alguns exemplares centenários.

Célia Marques, presidente da Câmara, explica ao JORNAL DE LEIRIA que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas “não deu parecer positivo” ao projecto de alargamento da zona industrial de Tróia, cuja concretização implicava o corte de 172 árvores - 115 sobreiros (21 adultos e 94 jovens) e 57 azinheiras (11 adultas e 46 jovens) - duas espécies protegidas por Lei, como noticiou o JORNAL DE LEIRIA em Junho do ano passado.

Como “há empresas interessadas” em instalarem-se no concelho, o Município “teve de encontrar uma alternativa”, avançando com um projecto para uma nova área de localização empresarial, adianta Célia Marques. Neste momento, a Câmara já tem todos os terrenos adquiridos e uma candidatura a fundos comunitários admitida por parte da entidade gestora dos fundos do Programa Operacional da Região Centro.

A expectativa do executivo é a de que a obra possa “iniciar-se no primeiro semestre do próximo ano, decorridos os previsivelmente morosos procedimentos inerentes à contratação pública e a análise do Tribunal de Contas”. Em comunicado, a Câmara adianta que a empreitada terá

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ