Sociedade

Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos em risco máximo de incêndio

14 ago 2021 11:45

Há mais cinco concelhos da região no segundo nível mais elevado de alerta

alvaiazere-e-figueiro-dos-vinhos-em-risco-maximo-de-incendio
Interior do País atravessa onda de calor que potencia ignições
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Mais de 80 concelhos do interior norte e centro e do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou seis distritos sob aviso laranja devido ao calor.

Entre eles estão os concelhos de Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria.

Quase cinco dezenas de concelhos estão hoje em risco muito elevado de incêndio, abrangendo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Beja e Faro.

Pombal, Porto de Mós, Batalha, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande e Ourém são os concelhos da região que estão neste lote.

Em risco elevado está ainda quase toda a região do Alentejo e mais de quatro dezenas de municípios dos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, Viseu e Setúbal.

O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, consoante a região.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de Setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.