Sociedade

Alunos do secundário obrigados a usar máscara, mas crianças das creches não

30 abr 2020 19:24

Dia 1 de Junho, além das creches, reabrem também os estabelecimentos que oferecem pré-escolar e ATL.

alunos-do-secundario-obrigados-a-usar-mascara-mas-criancas-das-creches-nao
Regresso às aulas, só com máscara
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

 Os alunos dos 11.º e 12.º anos terão de usar máscaras quando regressarem às escolas, a 18 de Maio, uma medida que não se aplicará às crianças que voltem a frequentar as creches e jardins-de-infância.

“Fixámos o dia 18 como possível para a reabertura de aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e também dos 2.º e 3.º anos de outras ofertas formativas do ensino secundário”, anunciou hoje António Costa, acrescentando que a reabertura destas escolas será limitada às disciplinas nucleares de acesso ao ensino superior.

Os alunos do secundário só irão ter aulas presenciais às disciplinas para as quais pretendam realizar exames de acesso ao ensino superior, sendo obrigatório o uso de máscara.

A obrigatoriedade de máscaras não irá aplicar-se às crianças mais pequenas, que também estarão entre os primeiros a regressar às creches.

No dia 18 abrem também os “equipamentos sociais na área da deficiência” e as “creches com opção de apoio à família”, refere o documento com o plano de transição de Portugal do estado de emergência, que cessa no sábado, para o estado de calamidade, hoje divulgado pelo Governo.

A partir de dia 1 de Junho haverá a “abertura plena das creches”, explicou o primeiro-ministro.

Nesse dia, além das creches, reabrem também os estabelecimentos que oferecem pré-escolar e ATL.